3 razões para especular no mercado financeiro
Atualmente existem 3 importantes participantes no Mercado de Derivativos, sobretudo no mercado futuro de dólar. São eles: Hedger, Arbitrador e Especulador. A atuação de cada um deles é complementar a dos outros, garantindo a força e a liquidez desse mercado.
O Hedger preocupa-se com proteção diante das oscilações de preços. Este participante não busca o lucro, mas garantir o preço de compra ou de venda de determinada mercadoria em data futura.
Já o Arbitrador tem como meta o lucro, mas não assume nenhum risco. Sua atuação está baseada na busca por distorções de preços entre mercados e visa a tirar proveito dessa diferença. O Arbitrador compra no mercado em que o preço está mais barato e vende em outro mercado em que está mais caro, lucrando com a diferença dos preços e não correndo quaisquer riscos, pois sabe exatamente por quanto irá comprar e vender.
O Especulador é o participante que busca o lucro e está disposto a assumir riscos. Este participante, diferentemente dos Hedgers, não tem nenhum interesse pelo ativo-objeto e não negocia no mercado físico e, por isso, não busca proteção, mas se parece muito com os Arbitradores, pois persiste em ganhar no diferencial de preço na compra e na venda de contratos futuros.
Entre para Mesa Proprietária e opere com o nosso dinheiro
A operação de especulação mais conhecida hoje é a de day trade, e quanto maior a presença de Especuladores (day traders), maior será a liquidez no mercado futuro, pois o Especulador é o único participante que toma riscos e assim viabiliza a outra ponta da operação do Hedger.
Apesar da denominação “especulador” ter conotação pejorativa, são os Especuladores (day traders) que assumem os riscos transferidos pelos Hedgers quando estes entram no mercado futuro, vez que tais riscos decorrentes de variações adversas de preços não são eliminados, mas sim transferidos dos Hedgers para os Especuladores. Vale lembrar ainda que os Arbitradores, assim como os Hedgers, não assumem riscos.
O único participante que assume risco é o Especulador, que entra no mercado arriscando seu capital em busca de lucro. Como as posições assumidas pelos day traders são muito arriscadas e eles não almejam o ativo-objeto, suas ordens são abertas e encerradas a todo o momento e, com isso, também aumenta o volume negociado e a liquidez para todo o mercado.
Por fim, os day traders (especuladores) são os participantes que: 1) assumem riscos; 2) aumentam o volume e a liquidez do mercado; e, 3) viabilizam as operações de hedgers. Estas são as 3 razões para você ser um day trader e especular no mercado financeiro.
Então, qual o problema em obter lucros em suas operações? Nenhum! O problema é ter essas várias funções dentro do mercado e ainda perder dinheiro.
2 INCRÍVEIS MANEIRAS PARA APRENDER DAY TRADE E GANHAR DINHEIRO!