Compras e pagamentos de contas com Pix batem recorde em março
A utilização do Pix, sistema de transferência instantânea do Banco Central (BC), para compras e pagamentos de contas encerrou o primeiro trimestre com recorde. Em março, as transações de pessoa física para pessoa jurídica representaram 27% do total, informou nesta quarta-feira (26) o BC.
Esse foi o maior percentual da série histórica. Quando o Pix entrou em operação, em novembro de 2020, apenas 5% das transações eram feitas de pessoas físicas para empresas.
Em março, 683,75 milhões de transações do Pix foram de pessoas físicas para empresas, categoria que abrange compras físicas, compras pela internet e pagamento de contas. Esse tipo de operação movimentou R$ 423,27 bilhões no mês passado.
A preferência pelo uso do Pix continua nas transações entre pessoas físicas, que representaram 63% das transações em março. Em abril de 2021, o percentual estava em 76%.
Em março, o uso total do Pix bateu recorde, superando a marca de 3 bilhões de transações mensais. O valor movimentado também foi recorde, com R$ 1,28 trilhão repassado no mês passado.