Projeção de vendas no varejo para o Dia das Mães cai 4,1%, diz pesquisa
A professora de MBA da FGV e economista Carla Beni explica que o desconto nas expectativas de vendas brutas para o Dia das Mães será fortemente atribuído ao diploma de dívida familiar.
“Como as famílias têm uma dedicação mês a mês realmente excessiva e o relatório final de inadimplência, feito em abril, apontava para o melhor potencial já registrado tradicionalmente, hoje temos 70 milhões de inadimplentes, que são pessoas físicas que deixaram de pagando suas prestações e já possuem sua identidade no Serasa. Isso representa uma média de 43% dos habitantes adultos com mais de 18 anos de idade no Brasil. Então, com certeza essa dedicação vai impactar no faturamento bruto do Dia das Mães”, afirma.
Mesmo com a previsão de queda no volume de vendas brutas, Bianca Vitória de Souza, 18 anos, auxiliar administrativa que mora em Águas Lingas (GO), diz que pretende presentear a mãe e até já escolheu o que vai dar . “Claro, vou dar um presente para minha mãe no domingo, é uma recompensa muito boa, ela me pede há muito tempo, que é um perfume. E então, eu deveria gastar tanto a mais com ela, ela até merece, mas não tenho todo esse dinheiro que deveria gastar, então dei a ela o que ela realmente queria e precisava”, diz ela.
Com a projeção de um desconto real nas vendas brutas, a contratação de pessoal temporário para atender a demanda sazonal nestes 12 meses precisa ser reduzida, chegando a 21,95 mil vagas. Nos últimos 12 meses o total foi de 23,70 mil vagas. Em relação ao salário comum de admissão, o valor estimado é de R$ 1.667,50, ou seja, 7,2% acima da quantidade normal paga na mesma data de 2022.
Com informações de Brasil 61