GOIÁS: prazo para vacinação do rebanho contra a raiva termina em 31 de maio
O coordenador do Programa Estadual de Herbívoros da Gerência de Bem-Estar Animal da Agrodefesa, veterinário Fernando Borges Bosso, ressalta que a vacinação é necessária para cuidar do bem-estar dos animais.
“A fase de vacinação contra a raiva de herbívoros no estado de Goiás em maio de 2023 está funcionando dentro dos limites normais, sem grandes problemas ou intercorrências que possam atrapalhar o resultado esperado. Isso é muito necessário para regular e impedir a incidência de um surto desta doença, porque é uma zoonose mortal. Além de evitar grandes perdas agrícolas, também evita que os habitantes sejam expostos a esta doença gravíssima, esperamos atingir cerca de 15 milhões de animais vacinados nesta fase de 2023”, destaca.
medidas autorizadas
Segundo a Empresa de Proteção Agropecuária de Goiás (Agrodefesa), os produtores que não vacinarem bovinos, bubalinos, caprinos, ovinos e equinos contra a raiva dentro do prazo serão penalizados. Será utilizado um positivo de sete mil reais por animal não vacinado. Quem não fez nenhum tipo de declaração de vacinação do rebanho será multado em 3 mil reais, por terreno. Todas as declarações devem ser feitas por meio de Goiás Agricultural Defense System (Sidago).
Com informações de Brasil 61