Setor portuário no Brasil cresce na movimentação de cargas
Essa melhora é impulsionada pela melhor movimentação de minério de ferro e soja, com 27,4 milhões e 18 milhões de toneladas movimentadas, respectivamente. O petróleo (crude oil) fecha o trio de produtos mais movimentados no mês, com 15,6 milhões de toneladas movimentadas.
Entre janeiro e abril, o setor portuário movimentou 379,5 milhões de toneladas, alta de 1,91% na comparação com igual intervalo de 2022. As exportações cresceram 4,16% na comparação com o ano anterior.
O Paraná tem uma parcela desse avanço. Em maio deste ano, o estado registrou seu maior movimento portuário, com mais de 6 milhões de toneladas de cargas movimentadas. Os operadores portuários de Paranaguá e Antonina alcançaram uma quantidade construtiva ao incluir mercadorias de importação e exportação.
O diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, destaca a importância do movimento em Paranaguá, que quebrou recordes em maio deste ano.
“Neste mês de maio, atingimos mais de 6 milhões de toneladas, cerca de 6,2 bilhões de toneladas de mercadorias movimentadas para exportação e importação nos Portos, muito em função de nossa efetividade, a efetividade do porto do Paraná tem sido reconhecida pelo mercado. E o mercado tem optado cada vez mais por nossas circunstâncias fornecidas. Bem como, aliás, a um excelente clássico. Então, o grão favorece muito esses números, o produto sendo comprado na época da colocação do Brasil no mercado mundial torna essas exportações excessivas”, ressalta.
Destaque no resultado alcançado pelo Paraná, as exportações do estado cresceram 29% no mês de maio, em relação ao mesmo período de 2022. Mais de 4 milhões de toneladas foram exportadas pelo estado neste ano.
Com informações de Brasil 61