RS: Soja é responsável por 43% do VBP de R$ 116 bilhões do estado
“Começando pelos grãos, a soja é o carro-chefe. No entanto, nós do Rio Grande do Sul produzimos dois terços do arroz consumido no Brasil. Agora temos o milho, que pode ser importante para as cadeias de aves, suínos e bovinos. E, neste caso, o frango também ocupa o terceiro lugar quando se trata de valor bruto de produção nessas cadeias produtivas”, disse Lipp.
De acordo com o engenheiro, os resultados construtivos da agricultura gaúcha são resultado de muitos anos de análises e aplicações de crescimento. Posteriormente, as perspectivas de progresso são boas.
desafios
Independentemente do resultado construtivo, o Rio Grande do Sul ainda tem desafios a vencer. Para Luiz Fernando, consultor de marketing da Safras & Mercado, a produção de soja no estado pode ter sido ainda maior. “Tivemos uma pausa mais uma vez por causa do La Niña, mas houve alguma recuperação. As perdas não foram tão grandes este ano. A soja é a principal cultura do Rio Grande do Sul, que é o terceiro maior estado produtor do Brasil atualmente, por isso é importante que a soja recupere a produção”, explica.
De acordo com o consultor de marketing, o clima local é o principal problema para as lavouras no estado. As questões climáticas atrapalham a produção do Rio Grande do Sul, que poderia ter girado em torno de 22 milhões de toneladas, mas foi de 14 milhões.
Expectativas
Luiz Fernando destaca que a expectativa preliminar é favorável, com retomada da produção de soja. “Possivelmente melhore um pouco. E se o clima ajudar, vamos colher uma safra superior a 20 milhões de toneladas, o que pode melhorar nossa participação da soja no VBP do Rio Grande do Sul.”
Com informações de Brasil 61