Urgente: descubra porque no Day Trade tempo é dinheiro

Quanto vale o seu tempo? Logo vem em sua cabeça um cálculo que todo mundo costuma fazer. Saber quanto ganha por hora. Então divide sua remuneração pela quantidade de horas mensais trabalhadas.

No entanto, as coisas não são tão simples assim quando o assunto é o valor do tempo, pois o próprio tempo é relativo.

Agora pense na viagem dos seus sonhos. No carro dos seus sonhos. Na casa dos seus sonhos. Pense nos seus sonhos de consumo. Veja que pelos seus cálculos, quantas horas do seu trabalho podem valer um sonho.

Então você decide não gastar o seu dinheiro com nada disso, deixa de consumir hoje para aplicar o seu dinheiro no banco. Quando isso acontece, o seu gerente diz que no final do mês você receberá uma remuneração. Mas essa taxa de juros ainda não é o valor de referência para o seu tempo. Para o seu sonho de consumo.

Com toda a certeza o banco vai emprestar o seu dinheiro para outra pessoa por uma taxa de juros maior. Essa diferença é chamada de Spread Bancário. Aqui começamos a ter uma ideia melhor de quanto vale o seu tempo.

Entre para a Mesa Proprietária da Take Investing e opere com o nosso dinheiro

No entanto, para abrir uma sorveteria, por exemplo, um empreendedor só decidirá fazer um financiamento para iniciar o seu novo negócio se a taxa de juros cobrada pelo banco for menor que a taxa de retorno para o seu projeto.

Pode-se dizer que o seu tempo vale a privação de consumir hoje para que outra pessoa possa realizar um sonho em seu lugar. No final das contas os bancos geralmente ficam com boa parte de todos os sonhos, mesmo que muitos sonhos não cheguem, ao menos, a sair do papel. Aliás, sonhar acordado está custando muito caro. Esse custo é chamado de Custo de Oportunidade.

Sim. O custo de oportunidade é a relação entre fazer uma escolha e sofrer com a escassez decorrente desta mesma escolha. É o binômio escolha vs escassez. Quando você sonha acordado, está analisando as opções para uma tomada de decisão. Cada pessoa pondera e faz a sua escolha. O custo de oportunidade nada mais é que o benefício perdido por conta de uma determinada escolha realizada.

Quando você aceita deixar o dinheiro aplicado a fim de resgatar o valor investido somente no vencimento, você deixa de realizar qualquer outro investimento com aquele dinheiro que está aplicado. Nesse sentido, o custo de oportunidade está intimamente relacionado com a liquidez, ou seja, o tempo que um ativo pode ser convertido em dinheiro, desprezando-se o fato de que cada ativo, o que você aplicou e o que deixou de aplicar no período até o vencimento, tem seu próprio custo, risco e retorno.

Só perdia tempo e dinheiro até conhecer a Take Investing

O exemplo do day trade dissipa qualquer confusão. Nas operações day trade o retorno é alto e ilimitado, apesar da volatilidade dos preços no curto espaço de tempo. Sendo mais claro ainda, imagine como exemplo, ter um lucro líquido de 10%, em 3 minutos, realizando uma única operação day trade.

Há possibilidade de determinar o que será perdido com a operação de day trade acima em detrimento de outra operação? Não, pois não encontraremos nada no mercado financeiro que possa ser comparado e, nesse caso, o custo de oportunidade ficará sempre escondido.

Existe um lucro que foi sacrificado por realizar a operação day trade acima descrita e não por realizar qualquer outra operação? Caso seja possível encontrar uma outra operação que resulte um lucro líquido maior que 10% em 3 minutos realizando uma única operação, este custo de oportunidade poderá ser contabilizado para efeito de mensuração do custo de oportunidade.

Venha operar na Mesa Proprietária da Take Investing.

Conheça nossos Planos de Carreira

Conheça nossa mentoria + curso de bônus

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x