Sondagem industrial mostra que empresários do setor estão otimistas com os próximos seis meses

Os empresários mantêm-se otimistas para os próximos seis meses e assinam a intenção de continuar investindo. É o que mostra a Pesquisa Industrial, lançada pela Confederação Nacional das Empresas (CNI), nesta quinta-feira (16).

As taxas de expectativa ficam acima de 50 fatores. Por isso os empresários estão otimistas em relação à demanda, variedade de trabalhadores, compra de insumos crus e previsão de quantidade exportada. O índice de intenção de financiamento também apresenta números positivos, que ficaram em 53,6 pontos em março.

A produção industrial e o índice de evolução da variedade de trabalhadores do setor confirmaram queda de janeiro a fevereiro de 2023. Segundo a pesquisa, em fevereiro o índice da manufatura foi de 45,2 fatores, 2,7 fatores abaixo do mês anterior, e o emprego industrial em 48,5 fatores, 0,7 fator inferior ao registrado em janeiro.

Cada indicador está abaixo da linha divisória de 50 pontos, que separa o declínio do progresso. Tradicionalmente, a queda na produção é frequente de janeiro a fevereiro.

“A manufatura costuma recuar até de janeiro a fevereiro, mas, de 2017 para cá, esse foi o índice mais baixo. Além disso, a quantidade pode ser menor do que a média histórica do mês, de 46,5 pontos”, explica o supervisor de Avaliação Financeira da CNI, Marcelo Azevedo.

Economista membro do Conselho Regional de Economia do Distrito Federal, Newton Marques diz que as autoridades brasileiras devem agir para conseguir uma uniformidade entre as políticas de seguro fiscal e financeiro de forma a estimular os investimentos do setor pessoal. Ele destaca a importância do setor econômico para o sistema financeiro.

“O setor principal é o setor secundário, o setor econômico. É ele quem cria um hiperlink para frente e para trás dentro dos diferentes setores. O setor econômico tem que ter seguros industriais, seguros públicos voltados justamente para diminuir o endividamento das famílias”, destaca o economista.

Para Newton Marques, é obrigatório cortar dívidas familiares para a retomada do exercício financeiro.

“De facto, adicionalmente é obrigatório reduzir a questão da massa salarial, que não tem vindo a aumentar, e o valor da dívida familiar, adicionalmente vital para lhe permitir ter as condições obrigatórias para a retoma do exercício financeiro” , ele aponta.

O deputado federal Vitor Lippi (PSDB-SP) destaca o que considera fundamental para estimular o comércio do evento no país.

“Temos que valorizar o entorno do empreendimento e ter de fato uma cobertura de reindustrialização no Brasil. Devido a este fato, devemos avaliar imediatamente o sistema tributário brasileiro e espero que seja uma medida realmente prioritária para o governo federal, a Câmara e o Senado. Alternativamente, também devemos trabalhar no sentido de baixar as taxas de juros no Brasil”, destaca o deputado.

levantamento industrial

A Sondagem Industrial aponta ainda que o índice de evolução dos estoques ficou em 50,6 fatores, o que significa alta entre janeiro e fevereiro. O índice de grau de estoque eficiente em relação ao deliberado foi de 51,2 fatores em fevereiro de 2023, pouco abaixo do registrado em janeiro (51,6 fatores).

Em resposta à pesquisa, a quantidade acima da linha divisória de cinquenta pontos mostra que o empresário percebeu que o volume de estoques de mercadorias finais no final do mês estava acima do planejado.

O Put in Capability Utilization (UCI) ficou em 67% em fevereiro de 2023, a mesma parcela dos dois meses anteriores. A CNI explica que a Sondagem Industrial é uma pesquisa mensal que ouve empresas de todos os portes do setor industrial para avaliar a evolução do setor. Foram consultadas 1.637 empresas entre 1º e 9 de março de 2023.

Com informações de Brasil 61

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x