Acordo Mercosul-União Europeia pode render entre US$ 85 bilhões e US$ 125 bilhões em 15 anos
O acordo comercial entre o grupo dos Povos do Sul e o bloco europeu foi fechado em junho de 2019, após 20 anos de negociações. O conteúdo textual prevê que, dentro de um intervalo de até 15 anos, mais de 90% do comércio de produtos entre as nações que compõem os dois blocos financeiros terá imposto de importação zero.
Alguns detalhes, comparáveis a pontos associados à agenda ambiental, ainda estão em discussão. De acordo com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, no final de abril os europeus enviaram um documento extra como requisito para a assinatura do acordo. A proposta foi considerada “cansativa” e “incômoda” pelo chanceler, que pretende debater as frases com diversos companheiros do Mercosul.
O ministro Mauro Vieira reconheceu que as autoridades brasileiras estão empenhadas em concluir o acordo no dia 10, durante o lançamento da Entrada Parlamentar Conjunta para Comércio e Financiamento Mundial (FrenComex), no Palácio do Itamaraty. “Estamos empenhados em finalizar as negociações para o acordo entre o Mercosul e a União Européia, buscando garantir a estabilidade do instrumento.”
Para o senador Nelsinho Trad (PSD-MS), presidente da Comissão de Ilustração Brasileira do Senado do Parlamento do Mercosul, é normal que as negociações para a conclusão do acordo não sejam tão rápidas quanto poderiam, devido à variedade de nações envolvidas nas negociações.
“Um acordo entre duas nações não é simples. Leva tempo. Pense em um acordo entre duas equipes de nações. Tem que haver tolerância, resistência justificável para que seja tramitada nos parlamentos de cada nação interessada, para que esse desafio seja devidamente esgotado”, diz.
Brasil está empenhado em fechar acordo entre Mercosul e União Europeia, diz ministro
Composição
A União Europeia é composta por 27 nações. Eles compartilham uma única moeda comum, o euro, e residentes e itens dos 27 países podem ser transferidos livremente entre os membros do bloco. No entanto, a parceria se estende além do sistema financeiro. No âmbito das escolhas políticas, destaca-se o Parlamento Europeu, órgão legislativo da União Europeia.
O Mercosul agora inclui 4 países membros: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A Venezuela, que também fazia parte do bloco, foi suspensa em 2017 pelas nações opostas por “ruptura da ordem democrática”.
))>
Com informações de Brasil 61