Alckmin e representante da UE falam sobre acelerar acordo do Mercosul
O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, se reuniu nesta sexta-feira (17) com a vice-presidente-executiva da Comissão Europeia, Margrethe Vestager, para discutir as relações do Brasil com o bloco europeu, além do acordo multilateral com o Mercosul. Na ocasião, os dois líderes reafirmaram a intenção de acelerar o acordo entre os blocos econômicos. O encontro aconteceu durante o lançamento do Mapa Bilateral de Investimentos Brasil-União Europeia, estudo divulgado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em Brasília.
Alckmin destacou que a União Europeia (UE) é o maior investidor mundial no Brasil e que pretende fortalecer essa parceria por entender que os europeus compartilham valores e princípios, como o desenvolvimento sustentável, inclusivo e estável. As negociações entre o Mercosul e os países da União Europeia começaram em 1999, mas só avançaram em 2019, após a conclusão de questões comerciais e aspectos políticos e de cooperação.
Atualmente, o tratado comercial está em revisão. Segundo Margrethe Vestager, a conclusão do acordo é uma prioridade para a Comissão Europeia. “Para nós, finalizar as negociações do acordo Mercosul União Europeia é uma prioridade absoluta. É um momento muito importante para acelerar a finalização e este é o momento de fazer as coisas acontecerem”, afirmou o enviado da Comissão Europeia.
A vice-presidente executiva disse ainda que 50% do investimento estrangeiro direto no Brasil é de origem europeia e que se orgulha de ver a quantidade de empresas do continente operando no país. “Esperamos desenvolver parcerias estratégicas, incluindo a mineração sustentável. Vamos deixar para trás a antiga exploração mineira, em que havia uma franca e clara exploração da natureza e das pessoas, nomeadamente movimentando e retirando matérias-primas dos locais explorados, agora à procura de um equilíbrio muito mais adequado, em que a partilha do valor agregado obtido seja feito de forma mais adequada e justa”, afirmou.
Nesse contexto, Alckmin destacou os esforços do governo brasileiro para colocar o país “na luta contra as mudanças climáticas, desmatamento ilegal zero, transição energética, descarbonização e hidrogênio verde”. der Leyen, para o Brasil Segundo o Itamaraty, as negociações devem ser “intensificadas” a partir de agora.
Mapa Bilateral de Investimentos Brasil-União Européia
O Mapa de Investimentos Bilaterais Brasil – União Européia, divulgado durante o encontro entre o vice-presidente e o representante da UE, consiste em um levantamento e análise de dados oficiais e anúncios de novos projetos que traçam um panorama da relação de investimentos entre as duas regiões. O estudo mostra a distribuição desses investimentos entre os Estados-membros do bloco e, também, nos estados brasileiros, fornecendo informações setoriais.
Esta é a segunda versão da pesquisa que, a partir de uma análise de cenários realizada pelo setor de Inteligência de Mercado da ApexBrasil, mapeia as oportunidades de negócios mais promissoras entre o bloco e o país. Nessas análises, encontram-se informações relativas a projetos, valores e empregos resultantes de operações de investimento de empresas estrangeiras no Brasil e empresas brasileiras no exterior. O objetivo é traçar um panorama da relação de investimentos entre as duas regiões.