Brasil reafirma compromisso com políticas sociais em reunião do BID
Em sua primeira participação na reunião anual do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que ocorre no Panamá até este domingo (19), a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, reafirmou o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva às políticas sociais de inclusão, eliminação da pobreza, equidade e a determinação do governo brasileiro em transformar a economia do país para ser mais verde e aumentar a produção com zero desmatamento ilegal.
Simone, que é governadora do Brasil no BID, lembrou que o povo brasileiro escolheu a democracia e o Estado de Direito nas eleições do ano passado. “Diante disso, quero reforçar que nosso governo agora está altamente comprometido com a lei e os direitos humanos. Um governo que acredita na inclusão social, na eliminação da pobreza, na defesa do meio ambiente, na equidade de gênero, no desenvolvimento sustentável, na ciência”, destacou.
O ministro lembrou ainda que mais de 30 milhões de brasileiros passam fome no país e destacou que “os programas de transferência de renda no Brasil voltaram a fazer parte da agenda nacional”. Para Simone Tebet, programas semelhantes “podem e precisam ser aprimorados em toda a América Latina e Caribe porque representam não apenas proteção social, mas também autonomia financeira para a população”. Outro compromisso do governo brasileiro destacado por ela é com a questão climática e com o meio ambiente. “Sabemos que temos a maior biodiversidade do mundo, a maior área de floresta tropical, somos líderes em potencial de geração de energia renovável na América Latina. Vamos transformar a economia do Brasil para ser mais verde. Esse é o compromisso que trago do Presidente da República do Brasil, Presidente Luiz Inácio Lula da Silva”, afirmou.
Simone Tebet também reforçou o compromisso do país com o desenvolvimento de toda a região e a participação ativa em fóruns multilaterais que discutem temas cruciais para o mundo. “Todos os esforços do nosso governo estão voltados para a integração da América Latina, com atenção especial ao Mercosul, países vizinhos e países das Américas e do Caribe”, afirmou.
Economia,Simone Tebet,BID,Panamá,assembleia anual do BID,Ministério do Planejamento e Orçamento