Cade aprova venda da refinaria Lubnor da Petrobras

Cade aprova venda da refinaria Lubnor da Petrobras

The Administrative Council for Economic Defense (Cade) approved on Wednesday (21) the sale of Refinaria Lubrificantes e Derivados do Nordeste (Lubnor), owned by Petrobras, to Grepar Participações.
Apesar da aprovação, a Petrobras informa que há outras condições a serem cumpridas no âmbito do processo. O conselho determinou a assinatura de um Acordo de Controle de Concentração, porque o grupo proprietário da Grepar também atua na distribuição de asfalto, derivado produzido pela refinaria.

A venda faz parte da privatização das refinarias da Petrobras, iniciada em 2019, como parte do plano de desinvestimentos promovido durante os governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro. À época, a direção da empresa explicou que a venda das refinarias visava concentrar ativos mais rentáveis ​​e dar mais competitividade e transparência ao segmento de refino no Brasil.

Para dar andamento ao processo, a Petrobras precisou assinar, em 2019, um Termo de Compromisso de Cessação (TCC) com o Cade, que previa a venda de oito das 13 unidades de refino da companhia, que respondiam por cerca de 50% da capacidade de refino de o Estado.

As oito unidades incluídas no processo foram as refinarias Abreu e Lima, Landulpho Alves, Gabriel Passos, Presidente Getulio Vargas, Alberto Pasqualini e Isaac Sabba, além da Lubnor.

Destas, foram privatizadas a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), Landulpho Alves (Rlam) e Isaac Sabbá (Reman).

As refinarias Presidente Getúlio Vargas (Repar) e Alberto Pasqualini (Refap) receberam propostas, mas o processo de venda não avançou. A Refinaria Gabriel Passos (Regap) teve seu processo encerrado sem nenhuma venda, e continua em poder da Petrobras.

Economia,Petrobras,refinaria,privatização,Lubnor,Cade

Foto de
0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x