CEMPRE 2021: número de empresas cresceu 6,2% no Paraná
Em 2021, o número de empresas e diferentes organizações energéticas cresceu 6,2% em comparação com 2020, com 30.500 itens nativos extras. Dentro dessas empresas, cerca de 3,8 milhões de pessoas foram empregadas em 2021, o que representa um crescimento de 4,6% em relação a 2020 (3,6 milhões de pessoas empregadas). Ao longo desse período, houve um aumento de cerca de 131 mil pessoas com carteira assinada, um aumento de 4,4%.
O economista César Bergo explica que 2021 registrou números construtivos na comparação com 2020 porque já houve maior controle da pandemia do coronavírus e do evento da vacina. “Houve, então, um aumento necessário dentro da variedade de corporações, algumas delas introduzindo novos métodos de trabalho. O que também ajudou muito foi a reforma trabalhista e a oportunidade dos trabalhadores autônomos se transformarem em microempreendedores pessoais”, avalia.
agronegócio
Bergo explica que a região Sul ocupa o segundo lugar em variedade de empresas e que, no Paraná, o agronegócio foi uma das muitas ações que mais contribuíram para a expansão das empresas. “O agronegócio se destaca, porque você tem muitas cooperativas, muitas ações voltadas para atender as famílias. O comércio pode ser muito forte também, isso acaba se destacando no estado.”
Remuneração
Em 2021, o Paraná manteve a marca de 2,8 salários mínimos, mas registrou queda no salário médio mensal, que caiu para R$ 3.065,84. O desconto comum foi de 3,3% entre os anos de 2020 e 2021. Em 2020, o salário comum mensal foi de R$ 3.169,30.
O que é o Cadastro Central Empresarial (Cempre)
O Cadastro Central de Empresas é um banco de dados do IBGE, que reúne informações cadastrais e movimentações financeiras da maioria das empresas e organizações que possuem o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) registrado na Receita Federal. Este registro consiste em cada administração pública e corporações e organizações sem fins lucrativos/mundiais.
Saiba mais:
Paraná: últimos dias para cadastro de atualização do rebanho
Paraná: vendas no varejo crescem 1,6% no primeiro quadrimestre do ano
Com informações de Brasil 61