Confiança das pequenas empresas volta a crescer em fevereiro

Após 5 meses de queda, a ousadia das pequenas empresas dentro do sistema econômico voltou a crescer em fevereiro, com base em pesquisa divulgada nesta quinta-feira (9) pelo Serviço de Atendimento às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Base Getulio Vargas ( FGV). Todos os setores pesquisados ​​– comércio, comércio e fornecedores – registraram melhora nas expectativas.
Em resposta à Sondagem das Micro e Pequenas Empresas, o índice last de confiança das empresas pesquisadas foi de 88,4 fatores, com alta de 3,8 fatores em relação a janeiro, quando ficou em 84,6 fatores. Indicadores acima de 100 fatores apresentam confiança e, abaixo desse estágio, sinalizam pessimismo.

A principal questão que contribuiu para a evolução das expectativas foi a eficiência do comércio manufatureiro. O indicador do setor fechou em 94 fatores, alta de 4 fatores. Os segmentos de alimentação e vestuário elevaram-se. Por outro lado, a confiança caiu em refino e produtos químicos e metalurgia e produtos siderúrgicos.

No comércio, o índice de ousadia das micro e pequenas empresas passou de 81,8 fatores para 86,3 fatores. O indicador do comércio está no patamar mais alto desde o last de novembro. Em resposta ao Sebrae e à FGV, todos os segmentos do comércio melhoraram neste mês, com destaque para automóveis, bicicletas e elementos (lojas de autopeças e pequenas concessionárias).

Relativamente aos fornecedores, o índice de ousadia subiu 1,2 fatores, para 86 fatores, interrompendo uma sequência de 5 meses de quebra. Dos 5 segmentos pesquisados, 4 adotaram a ascensão do setor, com destaque para provedores de dados e comunicação. O único setor de fornecedores que se opôs ao grão foi o de transportes, cuja confiança caiu pela sexta vez consecutiva, com queda de 7,4 pontos.

Economia,Sebrae,Serviço,comércio,Negócios,Pequena empresa,média empresa

Foto de © Agência Brasil/EBC

x

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x