Confiança em serviços sobe 2,6 pontos em março, segundo FGV IBRE

A confiança das empresas subiu 2,6 fatores em março, atingindo 91,7 fatores. É o que aponta o Índice de Confiança do Serviço (ICS) do Instituto Brasileiro de Economia da Base Getúlio Vargas (FGV IBRE). Esse é o resultado perfeito desde o ano passado de dezembro (92,2 pontos). Nas médias móveis trimestrais, houve variação de -0,2 fator, mantendo-se relativamente estável.

Esse excesso é causado, de acordo com o FGV IBRE, pelo desenvolvimento da visão dos empresários do cenário atual e também das expectativas para os próximos meses. O presidente do Conselho da Fundação da Liberdade Econômica, Márcio Coimbra, explica que os empresários do setor estão redobrados com investimentos e contratações.

“É uma virada na confiança, que também pode ser traduzida pelas apólices de seguro do governo federal e trazendo uma nova âncora fiscal, uma nova autodisciplina fiscal e também uma expectativa de que o governo federal será capaz de enviar mecanismos que podem fazer girar o sistema econômico brasileiro. ”, aponta Coimbra.

A tendência de queda observada nos últimos 5 meses no Índice do Cenário Atual (ISA-S) foi interrompida com uma alta de 2,1 fatores, passando para 93,1 fatores. De acordo com a pesquisa, dois indicadores foram responsáveis ​​por esse avanço, que mede o volume da demanda atual elevada em 2,0 fatores (92,2 fatores), e que avalia o grau de satisfação com o atual cenário empresarial, que cresceu 2,1 fatores (93,9 fatores fatores).

Confiança da indústria sobe 2,4 pontos em março e atinge maior índice desde outubro de 2022

Observatório mede nível de maturidade digital das MPEs brasileiras

São Paulo lidera ranking de cidades com melhores condições para empreender

Independentemente do resultado positivo, o primeiro trimestre de confiança nos provedores foi desfavorável e com queda marginal. Com isso, já é o segundo trimestre de queda na confiança do setor, o que mostra o quadro de exercício mais fraco, de acordo com a pesquisa. As empresas oferecidas às famílias, que vinham apresentando uma recuperação mais forte, registraram quedas mais intensas no início deste ano.

A queda já foi sentida pelo empresário Lucas Sá, 29 anos. Ele tem uma hamburgueria na Asa Norte, em Brasília, há 4 anos. O empresário diz que a empresa ainda está se recuperando da pandemia, mas que o início dos 12 meses da empresa não foi bom.

“Nestes 12 meses o cenário não será bom. Já era um pouco antecipado em decorrência da estação chuvosa, os brasilienses viajam à beira-mar. Havia também o Carnaval, o que não era interessante para nós, nossas lojas estavam muito vazias. Acho que, por falta de caixa dos moradores, os comércios estão meio vazios”, diz Lucas Sá.

O dono da hamburgueria acredita que a escassez de caixa por parte dos potenciais clientes e a conseqüente queda na compra de energia é o que prejudicou o setor neste primeiro trimestre. “O valor das emissões continua subindo e o setor não consegue crescer da mesma forma, porque senão perde perspectivas”, diz.

Expectativas

O Índice de Expectativas subiu 3,0 pontos, atingindo 90,4 pontos, resultado ideal desde novembro de 2022. Esse índice mede o ângulo dos empresários do setor nos próximos meses (90,7 pontos). As influências para o resultado construtivo foram as perspectivas de demanda para os próximos três meses (+3,2 fatores) e o desenvolvimento do empreendimento para os próximos seis meses (+2,8 fatores), atingindo 90,3 e 90,6 fatores, respectivamente.

Coimbra diz que as perspectivas para os próximos meses dependem de alguns fatores, como a aprovação da âncora fiscal no Congresso Nacional e a aprovação da Reforma Tributária. “Caso esses caminhos sejam alcançados, seguiremos com a expansão do otimismo dentro do espaço dos provedores no Brasil. (…) Então tudo vai depender, principalmente, de dois fatores que podem ser importantes neste segundo: a novíssima âncora fiscal e a reforma tributária”, explica o presidente da Diretoria da Freedom Financial Basis.

Com informações de Brasil 61

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x