Confiança empresarial cresce 2,2 pontos em março de 2023

Confiança empresarial cresce 2,2 pontos em março de 2023
Confiança empresarial cresce 2,2 pontos em março de 2023
O índice de confiança empresarial (ICE) subiu 2,2 fatores em março, atingindo 91,4 fatores. Apesar de estar longe da fase imparcial de 100 pontos, esse é o melhor documento pontuado desde novembro de 2022. É o que aponta o portal IBRE da Fundação Getúlio Vargas.

A ICE consolida os índices de ousadia de 4 setores: Empresarial, Prestadores, Comércio e Edificação.

Para o professor de economia e contabilidade Riezo Almeida, os setores comercial e de reparação tiveram um grande incremento, principalmente com o aumento da demanda externa e do mercado interno. E o comércio brasileiro melhorou os indicadores com a alta do salário mínimo.

“Com o possível restabelecimento das grandes nações do planeta, surgem novas demandas por serviços brasileiros, ou seja, as exportações continuam a crescer, por isso esse indicador melhorou”, afirmou o professor.

A alta da confiança empresarial em março foi fundamental para melhorar as expectativas para os meses que se aproximam. O Índice da Situação Empresarial Atual (ISA-E) subiu 1,0 fator para 90,9 fatores e o Índice de Expectativas (IE-E) subiu 5,1 fatores para 93,0 fatores, o melhor estágio desde outubro de 2022 (95,9 pts.). Com o resultado final, o IE-E supera o ISA-E pela primeira vez desde março de 2022.

De fevereiro para março, a confiança nas empresas (ICS) aumentou 2,6 fatores, para 91,7 fatores, enquanto a do comércio cresceu 1,1 fatores, para 86,9 fatores. A confiança empresarial cresceu 2,4 fatores para 94,4 fatores, enquanto o desenvolvimento foi estável em 94,4 fatores. No geral, a confiança cresceu em 61% dos 49 segmentos do ICEI.

Mesmo com esse aumento, para os empresários brasileiros, a inflação ainda tem sido um ponto de questionamento na prestação de serviços às empresas. Como é o caso do empresário Hygons Hipólito. Ele diz ter enfrentado desafios em decorrência do sistema financeiro brasileiro.

“Um dos muitos desafios que estamos enfrentando é em relação à variação de custos, porque a situação financeira do país não está atendendo, a inflação está elevando os preços dos serviços”, explicou o empresário

Em março, a confiança empresarial aumentou em 61% dos 49 segmentos que compõem o ICE, uma variação ligeiramente menor do que a observada no mês anterior.

Com informações de Brasil 61

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x