Confiança empresarial se recupera em maio, aponta CNI

Confiança empresarial se recupera em maio, aponta CNI
Em maio de 2023, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) elevou-se em 0,4 fator, passando de 48,8 fatores para 49,2. As informações foram divulgadas pela Confederação Nacional das Empresas (CNI) nesta quinta-feira (11) e trazem uma retomada da confiança em maio na comparação com abril.

O indicador varia de 0 a 100. Valores acima de 50 fatores apontam confiança empresarial.

Confiança do empresário industrial cai em março, mas expectativa das empresas segue positiva

Apesar do restabelecimento da confiança apresentar uma pequena variação, a evolução foi notada em todos os elementos do índice, o Índice de Circunstâncias Atual e o Índice de Expectativas.

O Índice de Circunstâncias Atuais superou 0,6 fatores a 43,1 fatores. Com base na pesquisa, esse é o maior avanço mês a mês desde setembro de 2022 e os altos revelam que os empresários veem a evolução da situação atual muito menos negativamente em maio em comparação com abril.

O supervisor de Avaliação Financeira da CNI, Marcelo Azevedo, explica que os empresários sem confiança costumam ser mais cautelosos nas escolhas. Posteriormente, você precisará preservar a crença. “Crença particularmente mais forte, mais longa. Eles têm vocação para ampliar a produção, contratações e até investimentos”, destaca.

O Índice de Expectativas subiu 0,3 fator, atingindo 52,2 fatores. Ao subir pouco acima da linha divisória de 50 pontos, o indicador mostra uma visão mais otimista dos empresários em relação à situação nos próximos seis meses.

Com base em Azevedo, o índice vem oscilando próximo à linha divisória há vários meses e, por isso, as expectativas estão na média. “As expectativas para os próximos seis meses também são médias. Eles estão otimistas, tanto para as empresas quanto para o sistema financeiro, mas há uma moderação um pouco mais importante que também mantém o índice de ousadia nesse nível”, informa.

A pesquisa foi respondida de 2 a 8 de maio. Participaram 1.450 empresas, sendo 571 pequenas, 549 médias e 330 gigantes.


ICEI e seus elementos

ABR 23

23 DE MAIO

ICEI

48,8

49,2

Situações atuais (em comparação com os últimos seis meses)

42,5

43,1

Expectativas (para os próximos seis meses)

51,9

52,2

Com informações de Brasil 61

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x