Diário Oficial publica nomeação de novos diretores do Banco Central
O presidente do Banco Central (BC), Luiz Inácio Lula da Silva, nomeou Gabriel Gallipolo e Ailton de Aquino Santos como novos diretores. O ato foi publicado em portaria no Diário Oficial da União Gabriel Galípolo assume o Conselho de Política Monetária e Ailton de Aquino, o Conselho Fiscal. Eles tiveram o nomes aprovados pelo plenário do Senado Federal, no dia 4, com votos de 39 a 12 e 42 a 10, respectivamente.
Galípolo e Aquino são os primeiros nomeados para a direção do Banco Central no atual governo e substituirão o diretor de Política Econômica, Diogo Guillem, no cargo de diretor de política monetáriadesde que acumulou as funções, e Paulo Sérgio Neves de Souza, que ocupou interinamente a Mesa Fiscalizadora.
Ex-secretário executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo tem 41 anos e é formado em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), onde também fez mestrado em economia política. Foi chefe da Assessoria Econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos e diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento do governo do estado de São Paulo. Foi também presidente do Banco Fator.
O advogado Aílton Aquino é funcionário de carreira do Banco Central há 25 anos, tendo atuado como auditor-chefe e ocupado cargos de liderança nas áreas de Orçamento, Execução Financeira e Contabilidade. É formado em direito pelo Centro Universitário UDF e também possui graduação e pós-graduação em ciências contábeis pela Universidade do Estado da Bahia. Aquino também é especialista em engenharia econômica empresarial, direito público e contabilidade internacional.
banco central,novos diretores,Nomeação,Economia