Entenda as novidades na declaração do Imposto de Renda 2023
A partir das 8h desta quarta-feira (15), o contribuinte poderá acertar as contas com o Leão. Começa o prazo para entrega da Declaração de Renda Pessoa Física 2023. De acordo com a Receita Federal, a expectativa é que entre 38,5 milhões e 39,5 milhões de extratos sejam adquiridos neste ano, quantidade maior do que o relatório registrado em 2022, quando o Fisco adquiriu 36.322.912 papéis.
A partir deste ano, a declaração pode ter um novo prazo, 15 de março a 31 de maio. De acordo com a Receita, a mudança foi necessária para permitir que todos os contribuintes tenham acesso à declaração de imposto de renda pré-preenchida no primeiro dia de entrega.
De acordo com o auditor fiscal José Carlos Fernandes da Fonseca, supervisor nacional do Programa de Imposto de Renda, como muitas das informações fornecidas na declaração pré-preenchida só chegam à Receita Federal no closing de fevereiro, o Tesouro quer um prazo para consolidar a informação. . Por isso, o formulário pré-preenchido, por meio do qual o contribuinte recebe um formulário preenchido e apenas confirma as informações antes de enviá-las ao Fisco, só sai em meados de março.
A afirmação pode conter informações relacionadas ao reembolso. Quem optar por obter o reembolso através do Pix ou usar o formulário pré-preenchido obterá a quantidade mais rapidamente, sempre respeitando as prioridades autorizadas. Em relação ao Pix, porém, a novidade vale apenas para aqueles que declararem a chave do Cadastro de Pessoa Física (CPF) dentro do custo de restituição sujeito.
Outra mudança necessária é o aumento do conhecimento obtido na declaração pré-preenchida. No ano passado, o acesso foi estendido a eles com uma conta de nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Agora, a forma, que dá mais conforto e reduz as possibilities de erros por parte do contribuinte, pode ter informações extras, comparáveis a imóveis registrados em cartório e criptoativos.
Houve também uma novidade em relação aos que possuem investimentos dentro do estoque alternativo. A Receita fez a declaração necessária para este público. Somente aqueles que realizaram vendas brutas de alto valor ou faturaram (de qualquer quantidade) nessas funções devem preencher a declaração.
Confira as principais informações da afirmação deste ano:
Reembolsos
Quem declarar a chave Pix do tipo CPF no assunto destinado à conta corrente na aba “reembolso” e quem usar o formulário pré-preenchido terá precedência no custo.
Esses contribuintes receberão nas primeiras parcelas, desde que respeitadas as prioridades autorizadas (idade a partir de 80 anos, idade a partir de 60 anos, pessoas com deficiência ou doença grave e contribuintes cuja principal fonte de renda seja a educação).
De acordo com a Receita, o custo será mais rápido por meio do Pix porque muitos contribuintes informam incorretamente o valor atual da conta destinado ao reembolso. Este ano, ainda não será possível informar chaves Pix aleatórias, endereços de e-mail ou números de telefone na declaração de imposto de renda.
declaração pré-preenchida
Fornecido para usuários com contas de prata ou ouro no Portal Gov.br desde o ano passado, o formulário pré-preenchido provavelmente estará mais cheio neste ano. A Receita Federal ampliou o banco de dados da forma, disponível a partir desta quarta-feira no Centro de Atendimento à Renda Digital (e-CAC)
A partir deste ano, a declaração pré-preenchida tem as seguintes informações:
• Informações sobre imóveis adquiridos e registrados em cartório, com base principalmente na Declaração de Operações Imobiliárias (DOI)
• Doações realizadas no ano-calendário declaradas pelos estabelecimentos na Declaração de Benefícios Fiscais (DBF)
• Inclusão de propriedade criptográfica declarada por bolsas (corretoras de ativos digitais)
• Saldos a partir de R$ 140 de instituições financeiras e contas de captação em 31/12/2022, desde que os dados do CNPJ, instituição financeira, conta, empresa e estabilidade em 31/12/2021 tenham sido devidamente informados pelo contribuinte
• Inclusão de contas bancárias e fundos de financiamento não declarados no relatório de 2022 ou abertos após o envio do relatório do ano passado
• Lucros de restituição adquiridos no ano civil
Juntamente com essas informações, a declaração pré-preenchida contém informações sobre fontes de pagamento, receitas, deduções, bens e direitos e dinheiro devido e ônus reais obtidos por declarações entregues por empresas, planos de saúde, estabelecimentos monetários e empresas imobiliárias para o Renda, e é apenas verificar as informações ou alterar, adicionar ou excluir informações vitais. Identificação, lidar com, quantidade de recebimento e informações dependentes podem ser fornecidas.
Entrada na declaração pré-preenchida de terceiros
Outra novidade na declaração pré-preenchida é a autorização de entrada para terceiros entrarem no documento sem energia digital do advogado. De acordo com a Receita Federal, a novidade ajuda a preencher a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física nos casos em que um único membro da família preenche a papelada dos demais.
A autorização também pode ser concedida em native na rede Web da Receita Federal, na parte meu imposto de rendae dentro da utilidade celular da mesma identidade ou comprimido. Apenas pessoas físicas puras podem ir para o desempenho, com um CPF aprovado por até 5 contribuintes diferentes.
Independentemente de dispensar informações de digitação, a declaração pré-preenchida exige que o contribuinte teste se o conhecimento é adequado ou não, avaliando-o com os históricos de receita e recibos arrecadados.
Investimentos na alternativa de estoque
A receita tornou as bases mais versáteis para pessoas que investem dinheiro na alternativa de estoque, no mercado futuro ou em investimentos comparáveis. Agora, somente aqueles que ofertaram ações cujo valor ultrapasse R$ 40.000 ou que obtiveram receita de qualquer quantidade com a venda de ações em 2022, sujeita ao recolhimento do imposto de renda, qualquer que seja o valor da venda, são obrigados exclusivamente a enviar a declaração . Anteriormente, qualquer contribuinte que tivesse comprado ou vendido ações no ano anterior por qualquer quantidade period obrigado a declarar.