Fertilizantes: projeto prevê adição de sódio ao invés de potássio
De autoria do engenheiro agrônomo e ex-deputado federal Beto Rosado, a Nota Fiscal 3.095/22 modifica a composição da combinação química utilizada na fabricação de fertilizantes. Se aprovada, a combinação poderia ter a adição de sódio para substituir, ainda que parcialmente, o potássio, mineral usado na fabricação de fertilizantes importados da Rússia.
A missão está em avaliação na Câmara dos Deputados e altera o conteúdo textual do Regulamento que dispõe sobre a fabricação e comercialização de fertilizantes. De acordo com Rosado, a medida reduzirá os preços para os produtores agrícolas, além de ser uma opção alternativa à dependência de insumos internacionais. Ele definiu que “a adição de sódio contribuirá para a agricultura brasileira, uma vez que diversas pesquisas científicas recomendam o potencial de troca parcial de potássio por sódio sem perda de produtividade ou prejuízo para as lavouras”.
A proposta está sujeita à avaliação conclusiva dos comitês de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Crescimento Rural; e Estrutura e Justiça e Cidadania.
Com informações de Brasil 61