Força Tarefa de Negociação Financeira vai até 31 de março

Força Tarefa de Negociação Financeira vai até 31 de março
Força Tarefa de Negociação Financeira vai até 31 de março

Clientes com dívidas de cartão de crédito, cheque especial, empréstimos consignados e outros tipos de crédito em atraso com bancos ou financeiras podem participar da Campanha de Atividade de Negociação e Orientação Monetária. A campanha de advertising vai até 31 de março e é uma iniciativa da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), com o apoio da Secretaria Nacional do Cliente do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senacon/MJSP). O mutirão não envolve dinheiro devido que tenha bens dados como garantia (como carros, motos e imóveis).
“Contemplando o cenário de endividamento em todo o Brasil, imaginamos que esse tipo de iniciativa, os mutirões, é extraordinariamente essencial, pois dá ao cliente an opportunity de renegociar o seu dinheiro devido e estabilizar seus recursos”, comentou o diretor da Divisão de Segurança e Proteção ao Cliente na Senacon, Ricardo Blattes.

O Secretário Nacional de Clientes, Wadih Damous, alerta que é preciso foco para evitar que uma dívida se transforme em perpétua: “a parcela de clientes brasileiros superendividados é considerável e os mutirões têm oferecido alternativas de negociações que lucrem com os clientes. No entanto, a Senacon está atenta às práticas de negociação que podem ser caracterizadas no balcão para novas contratações, resultando na perpetuação do dinheiro devido.

reduções

As negociações podem ser feitas instantaneamente com o portal consumidor.gov.brda Senacon, que o comprador acessa por meio de conta prata ou ouro Gov.br, ou junto a instituição financeira ou estabelecimento monetário.

No decorrer da campanha, que também conta com o apoio dos Procons estaduais e do Banco Central, reduções e prazos especiais de cobrança de dívidas podem ser oferecidos, a critério de cada estabelecimento, que outline os fundamentos e condições a serem ofertados.

página sobre o Mutirão Nacionalhá filmes mostrando o passo a passo de como entrar no portal, conhecer o estabelecimento e abrir o pedido de compra e venda.

No último mutirão, realizado no último ano de novembro, mais de 2,3 milhões de contratos foram renegociados pelos bancos, trazendo agilidade monetária aos devedores.

sobrecarregado

Se o comprador estiver muito endividado, ou seja, sem condições de pagar e preservar o seu sustento ou o de sua família, a orientação é procurar o Procon mais próximo e pedir orientação. O mutirão não deve ser benéfico para clientes protegidos pela Legislação do Superendividamento.

Passo a passo do mutirão:

1 – Ao acessar o plataforma registradaCom a Central Financeira, os clientes podem buscar orientações sobre empréstimos e financiamentos atuais de seu título e diversos detalhes sobre seu relacionamento com estabelecimentos monetários, como contas correntes, investimentos e chaves Pix, por exemplo, sem custo.

2 – O patrono pode usar uma das várias planilhas gratuitas disponíveis no portal Meu bolso diário para encontrar a quantidade de que você pode depender para pagar o dinheiro devido. As tabelas já estão preparadas, com a formulação de cálculo alcançada. Basta inserir entradas e saídas de dinheiro para obter um esboço de seus fundos.

3 – Na negociação com o estabelecimento credor, o cliente deve informar a dívida que pretende liquidar e perguntar quais as situações fornecidas para a sua regularização. Caso você concorde com a proposta, um acordo de negociação pode ser assinado. Caso não concorde, o comprador poderá fazer contrapropostas para conseguir um acordo que caiba no seu bolso.

Foto de © Marcello Casal JrAgência Brasil
0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x