Goiás: produção agrícola é voltada principalmente para soja, gado e milho

Com base em dados do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o valor bruto da produção agropecuária (GPV) no Brasil chega a cerca de R$ 1,2 trilhão. Esse quantitativo mostra a relevância do setor agropecuário para o sistema financeiro nacional. Dentre as diversas regiões do país, destacam-se as regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste, que concentram mais de 80% da renda total.

A agricultura em Goiás é compreendida por soja, milho, algodão, feijão, arroz, trigo, cana-de-açúcar, café expresso e frutas. O valor bruto da produção agropecuária goiana de R$ 103 bilhões tem como principais mercadorias a soja, o gado e o milho, que respondem por 62% do faturamento total.

Ainda que a região goiana seja predominantemente seca em alguns intervalos, o agrônomo Charles Dayler explica que o estado tem passado por processos de modernização e adoção de ciências aplicadas superiores, o que contribui para o desenvolvimento da agricultura.

“Temos agora a domesticação de algumas lavouras, por exemplo, a gente consegue dar arroz nas regiões mais quentes, a gente migra de uma região mais fria para aqui mesmo, então já vamos ter algumas áreas do Centro-Oeste produzindo arroz, então veremos que, as opiniões são otimistas porque o movimento de melhoria da agricultura brasileira é forte. Então, tanto por parte do setor produtivo quanto dentro da cadeia de autoridades, é constante e o desenvolvimento é que isso pode ficar”, definiu Dayler.

Além disso, a agricultura goiana contribui para o desenvolvimento financeiro, geração de empregos e tem uma estabilidade otimista nas exportações, impulsionando o evento do estado.

Com informações de Brasil 61

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x