Governo confirma 1º caso de gripe aviária em ave silvestre no RS

Governo confirma 1º caso de gripe aviária em ave silvestre no RS

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou na noite desta segunda-feira (29) o primeiro caso de gripe aviária no estado do Rio Grande do Sul. A doença foi detectada em uma ave silvestre da espécie Cygnus melancoryphus, popularmente conhecida como cisne de pescoço preto, encontrada na Estação Ecológica do Taim, localizada no sul do estado.
A estação foi fechada para visitantes. O governo do estado informou que 74 propriedades rurais, localizadas em um raio de 10 km do local, foram visitadas por equipes de fiscalização para averiguações e orientações à população.

In addition to Rio Grande do Sul, two more cases were recorded in wild birds, one being Thalasseus acuflavidus (popular name Trinta-réis-de-bando) on Ilha do Governador, in Rio de Janeiro; and a Sterna hirundo (popular name Trinta-réis-boreal), in the municipality of Piúma (ES).

Com as novas notificações, o Brasil tem 13 casos confirmados de gripe aviária em seis espécies de aves silvestres. A maioria se registrou em cidades capixabas.

Na semana passada, o Mapa declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território nacional devido a casos de gripe aviária detectada em aves silvestres. A medida, segundo a pasta, visava evitar que a doença chegasse à produção avícola de subsistência e comercial, além de preservar a fauna e a saúde humana. Ainda de acordo com o ministério, a declaração do estado de emergência zoossanitária possibilita a mobilização de recursos da União e a articulação com outros ministérios, órgãos governamentais das três instâncias e organizações não governamentais.

Consumo

O ministério reforça que a doença não é transmitida ao homem por meio do consumo de carne ou ovos de aves. As infecções podem ocorrer através do contato com aves infectadas, vivas ou mortas.

Se alguém encontrar uma ave doente ou morta, a orientação é ligar para o serviço veterinário local ou notificar o e-Sisbravet.

Mesmo com as confirmações, o Brasil continua com a condição de país livre da gripe aviária, garantindo segurança no consumo interno de carnes e nas exportações.

O Mapa segue alerta e informa que com a intensificação das ações de fiscalização é comum e esperado o aumento das notificações sobre mortandade de aves silvestres em diferentes pontos do litoral brasileiro.

O Brasil permanece livre de influenza aviária na criação comercial e mantém sua condição de livre de influenza aviária, exportando seus produtos para consumo seguro. O consumo de carne e ovos continua seguro no país.

Foto de
0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x