Índice de reajuste de aluguéis acumula queda de 6,86% em 12 meses

Índice de reajuste de aluguéis acumula queda de 6,86% em 12 meses
Índice de reajuste de aluguéis acumula queda de 6,86% em 12 meses
O IGP-M, principal índice de reajuste de locação do país, registrou queda de 1,93% em junho. Com isso, o índice acumula um desconto de 6,86% em 12 meses. Dessa forma, os clientes em potencial devem entender uma redução no valor do aluguel para novos contratos. As informações foram lançadas nesta quinta-feira (29).

Mesmo quando o repasse da redução de custos é sentido mais lentamente pelos lojistas, é importante se concentrar na necessidade de estabilidade ou redução de custos no setor. Não deve haver repasses inflacionários no setor de locação.

Principais elementos do IGP-M

Alguns grupos de mercadorias que compõem o índice e que registraram queda foram Alimentação (0,79% para -0,33%), Saúde e Cuidados Privados (1,22% para 0,41%), Habitação (0,75% para 0,41%), Comunicação ( 0,91% para 0,14%), Contas Diversas (0,75% para 0,32%) e Vestuário (0,58% para 0,42%).

O grupo Escolarização, Estudo e Recreação registrou alta, passando de -2,32% para -0,55%. Apesar disso, a inflação segue desfavorável dentro da classe.

Especialistas da Base Getúlio Vargas, FGV-IBRE, também destacam que, do lado do produtor, a inflação registrou queda por causa da queda nos custos da gasolina nas refinarias.

Com a alta do preço da gasolina a partir desta quinta-feira (29), a expectativa é de que a queda da inflação ao produtor não se repita com a mesma profundidade nos próximos meses.

Assim como, para este mês, os preços das commodities agrícolas essenciais continuaram caindo.

Do ponto de vista do comprador, as principais contribuições foram decorrentes, adicionalmente, da queda no custo da gasolina, de -3,00% para a gasolina. Junto com eles, está o valor mais baixo dos veículos recentes, em -3,76%.

The info are from Fundação Getúlio Vargas, FGV-IBRE.

Com informações de Brasil 61

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x