Inflação medida pelo INPC avança para 0,77% em fevereiro

O Índice Nacional de Valor do Cliente (INPC) encerrou o mês de fevereiro em 0,77%. A proporção é maior que a de janeiro, quando o índice foi de 0,46%. Nos 12 meses, o indicador acumula alta de 1,23% e, nos últimos 12 meses, de 5,47%, o que sugere uma queda em relação aos 5,71% observados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em fevereiro de 2022, a velocidade period de 1%. A consequência foi lançada nesta sexta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Contribuiu para o impacto a desaceleração de 0,52% em janeiro para 0,04% em fevereiro nos custos com alimentação. No entanto, os produtos não alimentícios superaram e registraram alta de 1,01% em fevereiro, enquanto em janeiro a alta havia sido de 0,44%.

Áreas

Em linha com o indicador de fevereiro, todas as regiões apresentaram variação otimista no mês. Brasília foi a que teve o pior resultado (0,34%), impactada pelas quedas nos preços da gasolina (-2,43%) e das passagens aéreas (-10,06%). A variação mais importante foi em Curitiba (1,02%), onde houve aumento de 6,22% na energia elétrica residencial e de 3,37% na gasolina.

“Para calcular o índice do mês, os custos arrecadados no intervalo de 28 de janeiro a 28 de fevereiro de 2023 (referência) foram comparados aos custos em movimentação no intervalo de 28 de dezembro de 2022 a 27 de janeiro de 2023 (base)” , informou o IBGE, em publicação em seu native na rede Web.

INPC

De acordo com o IBGE, calculado desde 1979, o INPC abrange domicílios com renda de 1 a 5 salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba , Porto Alegre, juntamente com o Distrito Federal e os municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju. Os itens do sortimento do indicador são estabelecimentos comerciais e reparadores, concessionárias de serviço público e net e a pesquisa se estende, basicamente, do primeiro ao trigésimo dia do mês de referência.

Foto de © Arquivo/Reuters/Sergio Moraes/Direitos reservados

x

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x