Inmetro pede atenção na compra de produtos para a Páscoa

Inmetro pede atenção na compra de produtos para a Páscoa

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) dá algumas dicas de segurança para o consumidor que vai às compras nesta Páscoa. Em termos de medição, por exemplo, o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Marcelo Moraes, afirmou hoje (05), no Rio de Janeiro, que o consumidor deve ficar atento ao peso de produtos já embalados, como ovos de chocolate e congelados peixe.
O Domingo de Páscoa será no dia 9 de abril. Moraes destacou que “o consumidor tem que observar a indicação do peso líquido do que está comprando. Ele tem que ver se o peso está indicado”, disse. O peso líquido é a quantidade do produto que o consumidor está carregando. Ovo de Páscoa, por exemplo, tem numeração que serve apenas como referência para o fabricante. “Esse número é comercial”, informou Moraes. Um produto com número maior não necessariamente pesa mais: cada marca adota uma escala de tamanho diferente.

O que importa é o peso líquido que é indicado e mostra quantos gramas de chocolate tem no ovo. “Não considera a embalagem nem o brinquedo que eventualmente venha dentro daquele ovo”. O diretor afirmou ainda que o consumidor que tiver dúvidas sobre o peso líquido do ovo deve entrar em contato com o Inmetro – por meio da Ouvidoria – para fazer uma reclamação. “E veremos se isso estava de acordo ou não”. A Ouvidoria do instituto funciona pelo telefone gratuito 0800 285 1818.

Bacalhau

Em produtos congelados e pré-embalados, como peixes como o bacalhau, Moraes também chamou a atenção para o peso líquido, que deve estar claramente indicado no rótulo. A marcação não deve levar em consideração o peso da embalagem, nem a camada de glaciação, que é uma fina camada externa de gelo para proteger o produto. Nos testes realizados em seus laboratórios, o Inmetro possui uma metodologia para verificar o peso líquido sem a embalagem e medir o próprio produto.

A mesma recomendação vale para peixes congelados, em caso de dúvida quanto ao peso indicado na embalagem. Isso deve ser comunicado à Ouvidoria do Inmetro. “Se constatarmos alguma irregularidade, tomaremos as providências cabíveis junto a esse produtor, importador ou vendedor, justamente para que o consumidor não tenha problemas”, explicou.

Caso o cidadão prefira comprar um produto que seja pesado na hora, a orientação é verificar se a balança possui a etiqueta do Inmetro com a frase “Verificada até 2023” ou “até 2024”, que indica que a balança está pronta para uso , e se estiver lacrado e sem o lacre violado.

brinquedos

Caso haja brinquedo para presente dentro do ovo de chocolate, a embalagem deve conter a frase: “Atenção: contém brinquedo certificado pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade”. O presenteado também deve apresentar o selo do Inmetro.

Outra coisa importante diz respeito à faixa etária do brinde. O diretor orientou que pais e responsáveis ​​verifiquem se a embalagem do ovo informa a faixa etária a qual o brinquedo é destinado ou, se for o caso, se contém frase indicando que o presente não tem restrição de idade.

Segundo o Inmetro, um brinquedo nunca deve ser oferecido a crianças que estejam na faixa etária abaixo da recomendada pelo fornecedor. “São pontos que dependem do consumidor”, destacou Moraes. O Inmetro certifica o brinquedo para uma determinada faixa etária. Um brinquedo para uma criança maior pode não ser seguro para outra faixa menor, como bebês, por exemplo.

Você ainda precisa estar alerta para embalagens e acessórios. Pais e responsáveis ​​devem ter cuidado ao passar as embalagens dos ovos de páscoa para as crianças, pois podem oferecer riscos por meio de fios, grampos, barbantes, cordões, sacolas plásticas. O objetivo é evitar a possibilidade de lesões.

Foto de © Agência Brasil/EBC
0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x