IPC-S sobe 0,48% e acumula alta de 3,27% em 12 meses
Em resposta à pesquisa, neste cálculo, 5 dos oito cursos de despesa que compõem o índice registraram elevação de seus encargos de variação, destacando-se:
- Habitação (0,69%)
- Bem-estar (0,86%)
- Transporte (0,92%)
- Comunicação (0,71%)
- Refeições (0,21%)
As equipas de escolaridade, vestuário e despesas privadas sofreram uma quebra, principalmente nos objetos correspondentes a bilhetes de avião, refeições para animais de estimação e vestuário de senhora.
O IPC semanal da FGV revela uma tendência mais segura do índice de preços em 2023, já que com a possível recessão nas economias americana e europeia, a pressão inflacionária pode diminuir em 2023, segundo o economista da Cooperativa Brasileira de Serviços Empresários (Cbrase ), Guidi Nunes.
“Portanto, não temos uma aceleração inflacionária, como tivemos em 2022”, afirmou o economista.
A tensão do sistema financeiro mundial, fruto da desorganização produtiva que, ao infligir a ausência de insumos, gerou um aumento da inflação neste planeta, em 2022.
Independentemente da alta, Guidi Nunes avalia que a classe habitacional tem cobranças constantes e que o grupo alimentação, que contribuiu bastante para a inflação do Brasil em 2022, vive agora a queda nos custos de insumos, correspondentes a fertilizantes químicos, entre outros, e {que um} diminuir a taxa de progresso internacional em 2023 irá desacelerar ou causar uma queda nos custos de alimentação, o que pode ajudar a apresentar pelo menos estabilidade aos índices de custo.
“A habitação, de minha parte, é no início do ano 12, onde as empresas e famílias geralmente substituem, mudam, devido ao calendário escolar, juntamente com a atualização adicional de suas construções. O bem-estar tem um pouco de gente envelhecendo. Os habitantes estão envelhecendo com os problemas da pandemia, que está faltando suprimentos, e isso cria um problema no fornecimento de alguns produtos essenciais para o tratamento médico dos habitantes. Transportes, houve um aumento da gasolina nas primárias de março com o governo federal que retomou a tributação”, acrescentou Nunes.
O cálculo posterior do IPC-S, com conhecimento coletado até 15 de março, poderá ser lançado em 16 de março.
Com informações de Brasil 61