IPCA-15 de fevereiro é de 0,76%; produtos e serviços estão em alta

IPCA-15 de fevereiro é de 0,76%;  produtos e serviços estão em alta
O Índice Prolongado de Valor do Comprador-15 (IPCA-15) ficou em 0,76% em fevereiro de 2022. Por conta disso, o resultado ultimate ficou 0,21 fatores de proporção acima do resultado de janeiro, quando o indicador foi de 0,55%. Das 9 equipes de serviços pesquisadas, apenas uma recuou.

O índice é lançado mês a mês e leva em consideração os seguintes grupos de contas: alimentação e bebidas, moradia, utensílios domésticos, roupas, transporte, saúde e cuidados pessoais, contas particulares, treinamento e comunicação. A exceção na alta foram as roupas, que recuaram 0,05%, após alta de 0,42% em janeiro.

O economista Newton Ferreira lista os serviços que puxaram o índice para cima: “Das 9 equipes pesquisadas, oito subiram, impulsionadas pelo treinamento, que foi de 0,36 fatores de proporção, adotado por habitação com 0,10 fatores de proporção, e refeições e bebidas com 0,08 fatores de proporção. Somente esses três representaram 0,44 fatores de proporção de 0,76, ou seja, 58% dessa variação”, ressalta.

“Isso pode estar sinalizando que, quando for lançado o IPCA de fevereiro, vai apresentar pressão sobre o índice. Isso mostra que a taxa de juros do Banco Central simplesmente não está afetando a inflação”, acrescenta o especialista.

Essa inflação é sentida até pelos comerciantes que atuam nessas áreas mais afetadas pelo aumento, que se veem tendo que trabalhar com margens de receita em queda, como é o caso do empresário Paulo Henrique Gomes, proprietário de um restaurante em Brasília. “O aumento no valor das bebidas e refeições tem refletido bastante nas contas que estamos tendo atualmente aqui, ainda mais com a estação chuvosa. Muitas verduras aumentaram o valor, e é algo que está realmente diminuindo nossa margem, considerando que, se fizermos esse aprimoramento no produto que vendemos, nas refeições, as perspectivas não serão felizes. Então, sofremos bastante com esse aumento de valor, cada vez mais a cada mês”, comenta.

O cliente ultimate, por outro lado, sente que a mistura de tudo isso aumentará no mês e a conta nem sempre fecha. A instrutora Samita Barbosa tem uma filha e compartilha a experiência de fazer compras para a faculdade neste ano. “Vemos esse aumento a seguir. Este ano eu tive que decidir sobre alguns devices porque o melhoramento ultimate na lista period absurdamente caro, e eu tive que decidir sobre os fundamentos, as necessidades, que ela iria querer ao longo do ano. Na faculdade também, ao receber os materiais, percebemos que nem todos os universitários compram a listagem inteira. Com esta melhoria, juntamente com outras, temos que priorizar a alimentação e outras questões extras. O que vamos minimizar, minimizamos”, destaca.

O IPCA-15 é uma prévia da inflação. Os custos foram coletados no intervalo de 13 de janeiro a ten de fevereiro de 2023.

Com informações de Brasil 61

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x