IR 2023: Receita Federal abre consulta sobre segundo lote de restituições

IR 2023: Receita Federal abre consulta sobre segundo lote de restituições
IR 2023: Receita Federal abre consulta sobre segundo lote de restituições
Sessão sobre o segundo lote de 2023 A restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) já pode ser obtida pelos contribuintes. Cerca de 5 milhões de pessoas que entregaram a declaração receberão a quantidade semelhante ao que foi retido, em 30 de junho. O advogado aposentado da Receita Federal, consultor de marketing e analista tributário, Francisco Pinto, diz que essa questão é para saber se foi devolvido todo ou parte do montante retido no abastecimento para 2022.

“Ao preencher a declaração, o contribuinte determina o cenário definitivo, designado por declaração de regularização anual, após o que sobre este cálculo o contribuinte pode decidir se há ou não imposto a pagar, imposto a obter ou nada. A restituição, por conta desse fato, é a devolução total ou parcial da quantidade retida no fornecimento finalmente paga em 2022 para a declaração de 2023”, destaca.

Para buscar a assessoria da restituição, é imprescindível entrar no site da Receita Federal na web e clicar nos objetos “Meu Imposto de Renda” e “Pedir a assessoria da Restituição”. Os contribuintes que têm direito à precedência autorizada seriam os primeiros a obter a restituição. O analista tributário aposentado da Receita Federal explica que a gente deve ficar atento ao andamento da declaração e verificar se há alguma pendência.

“É fundamental ter certeza se errou ou não. Caso você tenha cometido um erro, basta fazer uma afirmação corretiva com base na afirmação que você já transmitiu. Você questiona a malha para buscar o tipo de pendência. Ao enviar a declaração de alteração, você pode adicionar, excluir ou alterar informações depois de transmitir a declaração. Depois de um ou dois dias, basta verificar para saber se saiu ou não da malha bonita”, aconselha.

Francisco Pinto lembra que a restituição provavelmente será paga em 5 montões. A primeira foi depositada em 31 de maio. A próxima será em 31 de junho. Os outros lotes serão sempre no último dia dos meses de julho, agosto e setembro.

Se o reembolso não for depositado na conta informada no pedido, os valores estarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o morador poderá agendar o score de crédito em qualquer conta corrente que tenha seu título, por meio do Portal BB ou ligando para o Coração de Relacionamento da instituição financeira, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 ( diferentes localidades) e 0800-729-0088 (número de telefone exclusivo para deficientes auditivos).

Com informações de Brasil 61

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x