Juros da folha de aposentados são reduzidos para 1,7% ao mês

Juros da folha de aposentados são reduzidos para 1,7% ao mês

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pagam bem menos nas futuras operações de crédito consignado. Por 12 votos a três, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) credenciou nesta segunda-feira (13) a nova restrição de juros de 1,7% a cada 30 dias para essas operações.
O novo teto é de 0,44 pontos de queda em relação ao limite anterior de 2,14% por 30 dias, a extensão do impacto desde o ano passado. O teto de curiosidade do cartão do banco consignado caiu de 3,06% para 2,62% a cada 30 dias. Propostas pelo próprio governo federal, as medidas entram em vigor tão rapidamente porque a instrução normativa está impressa no Diário Oficial.

De acordo com o Ministério da Previdência Social, o desconto vai beneficiar cerca de 8 milhões de moradores com empréstimos descontados em folha de pagamento. Desse complete, cerca de 1,8 milhão de beneficiários atingiram o limite máximo de baixo custo de 45% de sua aposentadoria ou pensão.

Na assembléia de hoje, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, apresentou sua intenção de debater a proporção da margem de baixo custo na folha de pagamento na próxima assembléia do CNPS, em 27 de abril. Lupi classificou as cobranças atuais como “abusivas” e passíveis de punições pessoas. De acordo com o presidente do INSS, Glauco Wamburg, o rendimento típico dos aposentados e pensionistas que utilizam o crédito consignado é de R$ 1,7 mil.

O CNPS também credenciou, na assembléia desta segunda-feira, a formação de uma taxa de trabalho para pesquisar o sistema de cartão bancário consignado para beneficiários do INSS, com a mesma proporcionalidade do conselho e que deve completar a avaliação em 60 dias. Foi ainda credenciada uma taxa para debater a composição e competência do colegiado no prazo de 90 dias.

Foto de
0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x