Lula diz que semana foi vitoriosa, após aprovações no Congresso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta terça-feira (11), que o aumento do otimismo dos brasileiros com a economia é resultado da capacidade de negociação que vem sendo colocada em prática pelo governo federal. Segundo ele, o país teve uma semana de sucesso, após a aprovação de importantes matérias no Congresso Nacional, como a reforma tributária e o texto-base do projeto de lei que restabelece o voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf ).
Em seu programa semanal Conversa com o Presidente, Lula lembrou que o PT e a esquerda têm pouco mais de cem deputados na Câmara e que, para obter a maioria simples na Câmara, são necessários pelo menos 257 votos. “Isso mostra o quanto precisamos negociar para construir a governança”, disse Lula.
Ele destacou que essa governança “foi construída para votar política tributária, mas não porque era do interesse do (Fernando) Haddad ou do Lula, mas porque era algo do interesse do país”, que precisa de tranquilidade e paz para criar condições para fazer a economia crescer e, principalmente, que esse crescimento seja compartilhado por todos os brasileiros.
“É isso que estamos tentando construir, reduzindo a capacidade de pagar impostos, mas aumentando o número de pessoas que vão pagar. O governo pode cobrar menos e arrecadar mais porque tem mais gente pagando. Assim inibimos a sonegação”, disse o presidente.
“Por isso a aprovação do CARF foi importante. É aqui que ocorrem as negociações entre os devedores e o Tesouro. Mas quando houve empate, o sonegador venceu. Resolvemos então que deveria haver voto de desempate e fizemos com que o governo desse o voto de desempate”, acrescentou.
Lula reafirmou que tudo isso é fruto de negociação. “Não é ‘dando você recebe’. É negociar, pois as boas práticas de negociação existem em todo o mundo”, acrescentou.
Para o presidente, ele diz que esse cenário de avanços é percebido pela população, deixando-a mais otimista:
“As pessoas que eram pessimistas estão vendo o dólar cair e a economia crescer. Eles estão vendo sinais de que os salários e empregos vão crescer. As pessoas estão ficando mais otimistas porque a inflação está caindo e os juros logo vão começar a cair, mesmo com o presidente do Banco Central sendo teimoso e teimoso”.