Maior responsável pelo crescimento da economia no primeiro trimestre, agropecuária quase dobrou sua participação no PIB em dez anos

Maior responsável pelo crescimento da economia no primeiro trimestre, agropecuária quase dobrou sua participação no PIB em dez anos
O sistema financeiro brasileiro cresceu 1,9% nos primeiros três meses deste ano. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) – soma dos produtos e empresas produzidos no país – foi impulsionado pelo desenvolvimento de 21,6% na agropecuária. O setor não havia registrado crescimento tão expressivo desde o quarto trimestre de 1996.

O setor empresarial – que representa cerca de 70% do PIB – cresceu 0,6% no intervalo, enquanto o empresarial caiu 0,1%. Em valores presentes, o PIB atingiu R$ 2,6 trilhões. No acumulado dos últimos quatro trimestres, ou seja, entre março do ano passado e março deste ano, o sistema financeiro cresceu 3,3%.

No Brasil 61, economistas e representantes do setor agropecuário destacaram a influência do exercício no resultado otimista do PIB. Renato Conchon, coordenador do Núcleo Financeiro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), diz que o sistema financeiro brasileiro cresceu além das expectativas.

“Para o exercício agrícola, o crescimento foi robusto em comparação com o primeiro trimestre de 2022. Isso mostra que, devido ao exercício agrícola, o crescimento do PIB foi sustentado. Deve-se ressaltar que essa evolução da atividade agrícola foi resultado de uma boa safra, principalmente da safra de soja, mas outros produtos também influenciaram positivamente esse resultado, como milho primeira safra, cana-de-açúcar e também café arábica”, detalhou .

Causas

De acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra 2022/23 está estimada em 313,9 milhões de toneladas. Se a projeção se confirmar, pode simbolizar uma alta de 15,2% em relação à produção de grãos da safra anterior, estabelecendo um novo patamar.

Ao contrário do milho, cuja colheita da segunda safra, mais conhecida como “safrinha”, ainda está para acontecer, grande parte da soja já havia sido colhida no início deste ano. A safra de grãos deve bater recorde, segundo representantes do setor. A expressiva eficiência da agricultura no primeiro trimestre deste ano, principalmente da agricultura, é resultado da farta safra de soja plantada no verão de 2022.

É o que explica Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE. “Os problemas climáticos locais afetaram negativamente a agricultura e a pecuária no ano passado e neste ano estamos prevendo uma safra recorde de soja, que representa cerca de 70% da safra no trimestre, com um aumento de mais de 24% na produção. A colheita da soja concentra-se na primeira metade do ano. Ao avaliar o quarto trimestre de um ano ruim com um excelente primeiro trimestre, observamos essa expressiva evolução da agricultura”.

De acordo com o economista Benito Salomão, os resultados do sistema financeiro brasileiro no primeiro trimestre foram “bastante otimistas” e podem ser comemorados. O professor de ciências financeiras do Colégio Federal de Uberlândia destaca que o desenvolvimento está ancorado no setor agropecuário, mas que o setor empresarial, o consumo das famílias e as exportações também impulsionaram o PIB para cima.

Junto com o aumento da produtividade agrícola, ou seja, manufatura extra foi produzida na mesma casa, ele atribui o desenvolvimento do setor à desvalorização do real frente ao dólar, que favorece as vendas brutas no exterior e às grandes conjunturas climáticas, que favoreceram o clássico . Benito diz que o setor já é básico para o sistema financeiro brasileiro há alguns anos. “Em anos de PIB muito baixo, o setor agrícola é o que o impede de cair novamente e, em anos de PIB muito excessivo, o setor agrícola tem sido esse vetor”.

De acordo com a CNA, entre 2013 e 2023, a participação da agropecuária no PIB saltou de 5,7% para 10,2%. De acordo com Conchon, após a quitação do PIB pelo IBGE, a entidade revisará suas projeções para o sistema financeiro nacional em 2023, quando comparadas com nossas projeções finais. Estimamos que o PIB brasileiro deva crescer 1,2% e para o exercício agrícola algo como 10,5%”.

herança otimista

Para o economista Roberto Dardis, com a influência do agronegócio, a eficiência do PIB está ligada à restauração do sistema financeiro iniciada no ano passado, principalmente a reabertura do sistema financeiro após o período mais crítico da pandemia de Covid-19.

“(O PIB) tem vindo (acima das expectativas) e pode vir pelo menos um pouco mais ao longo deste ano. O que vimos é que os reflexos do nosso sistema financeiro no ano passado, principalmente aquele desenvolvimento após o fim da covid, tudo isso foi impulsionado por um aumento para o ano seguinte também, no caso de 2023. Isso é o que estamos percebendo”, avalia.

Ele ressalta que a expansão do sistema financeiro em 2023 não deve ser consequência de ações otimistas das autoridades, mas independentemente delas. “Você recebe as interferências, essas apólices de seguro que são extra partidárias. Vai ficar no melhor caminho de todas as coisas. O atraso do Brasil infelizmente está, queira você ou não, dentro do setor político. É o que atrasa todo o desenvolvimento”, critica.

resultados diferentes

A tímida melhora no setor empresarial foi influenciada pelos setores de transporte e ações monetárias. Cada um cresceu 1,2%. Os negócios, por sua vez, sofreram quedas nos itens de capital e nos itens intermediários, independentemente da eficiência otimista da energia elétrica e das ações de gestão de água, combustível, esgoto e resíduos.

Na faceta das despesas, o consumo das famílias elevou-se 0,2%, enquanto o consumo das autoridades elevou-se 0,3%. A formação bruta de capital montado, novamente, caiu 3,4%. Por isso as empresas investiram muito menos na aquisição de equipamentos e equipamentos e na ampliação da infra-estrutura.

INDICADORES: Confiança empresarial sobe ligeiramente em maio, mas segue baixa

Reforma Tributária: coordenador do GT na Câmara diz que Dual IVA deve prevalecer no relatório final

Com informações de Brasil 61

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x