Mapa do Turismo: prefeituras devem renovar cadastro

Gestores Municipais de Turismo de todo o país devem cadastrar ou renovar o cadastro de suas metrópoles no Mapa do Turismo Brasileiro, para passar a fazer parte da cobertura pública do Governo Federal. O Mapa é um software que reúne municípios com vocação veraneante ou impactados pelo setor de viagens.

De acordo com o Ministério do Turismo, estar no mapa possibilita que o município colabore com o evento do turismo local, pois permite vantagens como receber patrimônio, participar de seguros públicos e receber treinamento de profissionais qualificados qualificação.

Para retomar o cadastro, o fiscal municipal de Turismo deverá clicar em AQUI

As últimas informações das autoridades federais mostram que mais da metade dos municípios brasileiros já entenderam a importância do software e estão incluídos no sistema.

É o caso de Cavalcante, no interior de Goiás. De acordo com o diretor de Turismo nativo, Leonardo Victor Moreira de Carvalho, o município já tem em dia o seu cadastro no Mapa “porque garante que boas escolhas sejam feitas”. Informou que este instrumento do Ministério do Turismo identifica necessidades de financiamento e acções de promoção em todas as zonas do país.

“Acho o SisMapa fundamental, porque ajuda a planejar o Turismo em todo o Brasil”, destacou. “Neste ano, atualizamos nosso cadastro e reiteramos nossa dedicação a este software”, afirmou o Diretor de Turismo.

O que é isso

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento do Programa de Regionalização do Turismo, que define o mundo (parte territorial) a ser trabalhado a priori pelo Ministério do Turismo no âmbito da ocorrência de apólices de seguros públicos. As atualizações podem ser criadas 30 dias antes do período de registro, que é de 12 meses. A validade do cadastro varia de acordo com a data de certificação no Mapa, após homologação pelos estados e aprovação da carteira.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Ministério do Turismo, os municípios devem ficar atentos às notificações enviadas pelo sistema. A documentação deve estar em dia com o presente exercício fiscal, caso contrário o município corre o risco de ser excluído do sistema.

necessidades

A participação no Mapa é aberta a todos os municípios brasileiros, desde que se adequem aos padrões estabelecidos na Portaria Ministerial nº 41/2021. O município deverá ter uma secretaria (ou repartição) voltada para o Turismo, Regulamento de Fundos, fornecedores de empresas veraneantes de exercício obrigatório padrão no CADASTUR, Conselho Municipal de Turismo Energético, sinalizar prazo de dedicação e preencher a ficha referente ao veraneante exercício dos municípios.

Os gestores Municipais de Turismo devem ainda evidenciar a existência de um órgão regional de governação do Turismo, equiparável a um conselho, fórum, comissão ou afiliação, responsável pela sua administração. Após o preenchimento dos dados pelos municípios, os estados e o DF, por meio de seus órgãos oficiais do setor, têm até 30 dias corridos para revisar e homologar os cadastros no sistema Mapa e encaminhá-los para aprovação do Ministério da Turismo.

Por sua vez, o Ministério tem até 15 dias “concorrentes” para aprovar a aprovação e publicá-la no Mapa. Após a inclusão, o cadastro terá validade de 01 (um) ano.

Com informações de Brasil 61

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x