MIDR apresenta Rotas da Integração Nacional em feira da agricultura familiar em Goiânia
O Ministério da Integração e Aperfeiçoamento Regional (MIDR) participou, nesta sexta-feira (19), do Colégio Federal de Goiás (UFG), em Goiânia, da vigésima versão do Agro Centro-Oeste Conhecido, bem que caracteriza a agricultura familiar e promove o diálogo das iniciativas públicas de melhoramento rural.
Na ocasião, a secretária nacional de Seguros de Melhoria Regional e Territorial do MIDR, Adriana Melo, ofereceu o Programa Rotas de Integração Nacional, que busca divulgar investimentos e capacitações em cadeias produtivas pensadas de forma estratégica. Em parceria com a UFG, a Pasta investiu na comercialização de dois pólos da Rota da Fruticultura em Goiás, situados no Vale do São Patrício e na Região Metropolitana de Goiânia.
“Gastamos dinheiro em tarefas para agregar valor e praticar produtores de frutas, como abacaxi, goiaba e jabuticaba, e também na fabricação de doces, geleias e sucos”, diz Adriana. “Estamos inaugurando um ciclo totalmente novo, pelo qual se prevê a união e crescimento do empreendimento, com a implantação de uma agroindústria e a criação de canais de comercialização”, enfatizou.
Rotas de Integração Nacional
As Rotas de Integração Nacional são redes de preparações produtivas nativas relacionadas a cadeias produtivas estratégicas capazes de viabilizar a inclusão produtiva e o melhoramento sustentável das áreas brasileiras priorizadas pela Cobertura Nacional de Melhoramento Regional (PNDR). Procuram divulgar a coordenação de ações privadas e não privadas nas instalações escolhidas, pela partilha de conhecimento e aproveitamento de sinergias coletivas com o intuito de promover a inovação, diferenciação, competitividade e sustentabilidade das empresas afins, contribuindo assim para a inclusão da indústria transformadora , inovação e melhoria regional.
Atualmente, são 11 Rotas reconhecidas: Açaí, Biodiversidade, Cacau, Cordeiro, Rodada Econômica, Agropecuária, Leite, Mel, Tendência, Peixes e Conhecimento em Informação e Comunicação (TIC). Ao todo, são 64 polos distribuídos em 1.249 municípios em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal.
Agro Centro-Oeste
A vigésima versão do Agro Centro-Oeste Conhecido está sendo realizada entre os dias dezessete e vinte de maio. O evento se consolidou como um espaço para os agricultores familiares apresentarem sua produção e participarem de discussões públicas, baseadas principalmente em ações e assuntos priorizados pelos agricultores. A assembléia também é composta por empresas, gestores públicos e sociedade civil organizada. Neste 12 meses, a feira teve 115 expositores, o maior número de estandes na história do evento. Do total, 20 são de assentados da reforma agrária e 12 de quilombolas.
Com informações de Brasil 61