Minas Gerais tem a menor taxa de desemprego do Sudeste

A taxa de desemprego em Minas Gerais foi de 6,8% no primeiro trimestre de 2023. O resultado representa a taxa mais baixa entre os muitos estados do Sudeste e está abaixo da média nacional, que é de 8,8%. As informações constam da Pesquisa Nacional Trimestral de Padrões Familiares (PNAD) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No Sudeste, a maior taxa de desemprego foi registrada no Rio de Janeiro, com 11,6%. Logo em seguida aparecem São Paulo, com 8,5% e Espírito Santo, com 7%. Alexandre Arci, educador monetário, acredita que esse resultado é fruto de uma busca constante por captação de recursos.

“Colocar nisso significa a empregabilidade como um diferencial do Estado. Bem como, a busca por políticas públicas de seguro que melhorem a qualificação profissional dos garimpeiros”, comenta.

Dados do Sistema Nacional de Emprego (Sine) mostram que, atualmente, o estado tem mais de 12.000 vagas disponíveis.

Segundo as autoridades estaduais, até 2023 devem ser investidos R$ 4,9 milhões em incentivos às empresas do Sine, além de iniciativas de empregabilidade. Em nota, a diretora de Acompanhamento e Articulação de Alternativas de Trabalho da Sede, Amanda Carvalho, destaca que “no âmbito da inclusão produtiva, apenas em 2023, está previsto um aporte de R$ 3,4 milhões para receita de iniciativas de tecnologia, a exemplo do Trajeto Moda , que visa qualificar meninas socialmente desfavorecidas para o mercado da moda”.

O diretor revela que, com essas iniciativas de qualificação, a expectativa é capacitar outras três mil pessoas, ainda neste 12 meses, em pelo menos 26 municípios.

Veja mais:

“Desconto no preço dos veículos vai encarecer o diesel e prejudicar os pobres”, diz economista

China aumenta em 20% as importações de soja brasileira

Com informações de Brasil 61

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x