Ministro diz que intervenção na Light é “possibilidade aberta”

Ministro diz que intervenção na Light é “possibilidade aberta”

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse que a possibilidade de intervenção federal na Light, empresa de geração, distribuição e comercialização de energia elétrica que abastece 31 cidades do Rio de Janeiro e que, na última sexta-feira (12), apresentou pedido de recuperação judicial à 3ª Vara Empresarial da Comarca da Capital do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ).
“Todas as possibilidades estão abertas”, respondeu Silveira ao ser questionado, nesta terça-feira (16), sobre a possibilidade de intervenção na Light, que informa ter uma dívida de cerca de R$ 11 bilhões. Se a 3ª Vara Empresarial aceitar o pedido de recuperação judicial feito pela empresa, eventuais execuções de dívidas ficam paralisadas e a empresa ganha prazo para elaborar uma proposta que inclua formas de pagamento aos credores e uma recuperação administrativa, para evitar que a situação se agrave e chegar a um cenário de falência.

Mesmo em meio às dificuldades financeiras, a Light tenta convencer o governo a antecipar a renovação da concessão para que a empresa continue distribuindo energia para milhões de consumidores nas 31 cidades do Rio de Janeiro onde atua atualmente.

A concessão de serviços à Light termina em junho de 2026, mas a legislação brasileira permite que as empresas manifestem interesse em renovar o contrato. O prazo para a Light apresentar o pedido de renovação termina no dia 4 de junho deste ano. Caberá ao governo federal autorizar a prorrogação ou decidir pela relicitação da concessão.

Questionado, Silveira não se pronunciou sobre o pedido, limitando-se a dizer que o governo federal vem “mantendo discussões internas” sobre a situação da empresa.

Foto de © Marcelo Camargo/Agência Brasil

x

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x