Monitor do PIB-FGV aponta que janeiro de 2023 ficou estagnado na atividade econômica
Janeiro de 2023 ficou estagnado no exercício financeiro na comparação com dezembro de 2022, dentro da arrecadação dessazonalizada. É o que apresenta o Monitor PIB-FGV, um relatório que descreve os principais resultados da agricultura, comércio e fornecedores. Na comparabilidade interanual, a evolução financeira em janeiro foi de 4,1%. Em uma base trimestral, a economia cresceu mais de 2% no trimestre de transferência que terminou em janeiro. A coordenadora do estudo, a economista Juliana Trece, explica que desde o ano passado, mais de 80% do desenvolvimento do país estava associado ao setor de serviços, mas ele já vinha de uma situação com juros altos. Ainda assim, o ano de 2023 começou com fraca eficiência no setor dos fornecedores e, por isso, já se antecipava um abrandamento do exercício financeiro.
O coordenador destaca que 2023 será um ano de grandes desafios para o setor. “A expectativa é de desenvolvimento, porém em menor quantidade do que tivemos no ano passado. No ano passado tivemos vários setores de serviço, várias ações, colaborando: comércio, transporte. Este ano é na agricultura e centrado na agricultura. A expectativa de colheita é basicamente excelente, porém qualquer contratempo com chuva, colheita, pode atrapalhar esse rendimento. Isso, eu sinto, é um ponto fraco”.
O preço da captação em janeiro foi de 15,4%. A estimativa do relatório é de que o PIB de janeiro de 2023 foi de R$ 897 bilhões 564 milhões de reais.
Com informações de Brasil 61