Monitor PIB-FGV cresce 1,6% no primeiro trimestre de 2023

O Monitor de Análise do PIB-FGV, da Fundação Getúlio Vargas, aponta para uma evolução do PIB de 1,6%, em exercício financeiro no primeiro trimestre na comparação com o quarto trimestre de 2022, contemplando informações dessazonalizadas. Na comparabilidade interanual, a evolução financeira no primeiro trimestre foi de 3,6%. Na avaliação mês a mês, o sistema econômico cresceu 1,8% em março na comparação com fevereiro e 4,5% na comparação com março de 2022.

A economista Juliane Trece, coordenadora de análises (FGV-IBRE), destaca que esse aumento no Monitor do PIB esteve associado ao evento das ações agropecuárias.

“A evolução de 1,6% do sistema econômico brasileiro no primeiro trimestre de 2023, de acordo com o Monitor do PIB, deve-se principalmente ao exercício agrícola. Nosso produtor agrícola mais importante é a soja. E a maior parte é colhida no primeiro trimestre do ano. Com a colheita documental deste ano, isso acabou explicando porque tivemos essa evolução expressiva em relação ao quarto trimestre de 2022”, destaca.

O consumo das famílias também cresceu 4,7% no primeiro trimestre. A única parcela do consumo a recuar nessa comparabilidade foi a dos semiduráveis, como ocorreu ao longo de 2022, as contribuições otimistas mais importantes foram do consumo de fornecedores e não estáveis. Este último foi impulsionado principalmente pela fase gasosa.

Como foi a expansão das exportações e importações de mercadorias no primeiro trimestre de 2023

Exportar

As exportações de produtos e fornecedores cresceram 5,7% no primeiro trimestre. A eficiência da exportação de serviços e produtos extrativos minerais são os principais responsáveis ​​pela robustez da eficiência da peça, destaca o levantamento feito pela Base Getúlio Vargas (FGV-IBRE). exportação de itens intermediários .

Importar

As importações inteiras retraíram 2,1%, após oito meses consecutivos de evolução na mudança de trimestres. Isso ocorreu devido à queda nas importações de mercadorias agrícolas, extrativos e intermediários. Embora as importações de provedores tenham crescido 11,6% no primeiro trimestre, a menor contribuição foi importante em 2022.

O economista Guid Nunes, da Cooperativa Brasileira de Serviços Empresariais, diz que as projeções para os próximos meses são de 2% na evolução do PIB, mas é importante ver como pode melhorar até o início de 2023.

“E a previsão preliminar era de 1% ao ano, portanto, com esses dados do primeiro trimestre, as previsões chegam a 2% de vários pesquisadores para o ano de 2023. Mas ainda precisamos testar a divisão ao longo do ano, porque nossa taxa de juros pode ser muito alta, é a melhor taxa real do planeta, é uma taxa de 9% ao ano ”, diz ele.

O encargo de captação no primeiro trimestre de 2023 foi de 15,7%, dentro da arrecadação a valores presentes. Redução desse resultado em relação ao encargo de captação comum nos dois intervalos analisados, tendo um grau semelhante ao encargo de captação observado no trimestre de 2017. da agricultura no país.

Com informações de Brasil 61

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x