Movimentação econômica de Salvador cresceu 1,6% em abril de 2023
4 das seis variáveis que compõem o indicador impulsionaram a alta, com destaque para Passageiros do Aeroporto Mundial de Salvador (8,6%), seguido por Passageiros de ônibus intermunicipais (4,6%), depois Passageiros de ônibus urbanos (3,2%) e Elétrica consumo de energia (1,9%). Já aqui, as contribuições desfavoráveis vieram dos Combustíveis (-3,0%) seguidos pela Carga Portuária (-1,6%).
De acordo com o economista César Bergo, o sistema financeiro brasileiro melhorou consideravelmente no primeiro semestre de 2023, e Salvador é destaque quando se trata de uma metrópole nacional. “Está entre as 10 maiores cidades brasileiras e é protagonista, principalmente no que diz respeito ao turismo, tradição e passado histórico, por isso atrai muitos veranistas”, ressalta.
Para o economista, muitas ações financeiras voltaram à normalidade após a pandemia do coronavírus, e como Salvador é centro de focos de financiamentos vitais no espaço de comércio, comércio e atração de veranistas, a expansão em movimento no aeroporto e no ônibus estações é puro.
“É o que estamos vendo em Salvador, significativamente. Um destaque nacional, claramente outras capitais também estão exibindo boas cobranças normalmente, o sistema financeiro brasileiro se recuperou bem da pandemia e dos problemas financeiros, exibindo desenvolvimento, geração de empregos, isso é básico. No setor de turismo, no caso de Salvador, vem apresentando resultados gloriosos”, explica Bergo.
projeções futuras
O economista explica que, nos próximos meses, o sistema financeiro deve continuar a se desenvolver em todo o país. O que deve contribuir para isso são as reformas tributárias do novo arcabouço fiscal. “Isso acaba dando um alento adicional ao sistema financeiro, e não há dúvida de que Salvador está nesse contexto de bom desenvolvimento”, diz.
Com informações de Brasil 61