Pará: estado volta a atingir todas as metas de indicadores fiscais para o primeiro quadrimestre de 2023

As autoridades paraenses, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) e da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefa), apresentaram em audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), os resultados da receitas e contas do primeiro trimestre de 2023.

Em resposta ao Regulamento do Imposto Fiscal, a cada 4 meses o estado deve apresentar as receitas e contas incorridas no intervalo, com os resultados parciais das metas fiscais.

O economista Alexandre Arci reconheceu que, independentemente da queda de arrecadação no Pará, o estado soube como se destacar e manter a estabilidade das contas.

“Houve novamente um superávit onde a receita atual da internet ultrapassou R$ 34 bilhões. Uma coisa crucial dentro do estado é que, apesar da queda na arrecadação, eles conseguiram manter a estabilidade das contas públicas. Isso favorece fortemente os próprios habitantes. O dinheiro de cada estado deve ser bem gasto investindo direto em seus habitantes para que, com educação, transporte e segurança, todos nós tenhamos o direito a uma vida digna no Brasil”, destacou.

Comparado com o mesmo intervalo de 2022, nos primeiros 4 meses de 2023, o Pará teve queda em seus rendimentos pessoais, em decorrência da edição das Leis Complementares nº 192/2022 e nº 194/2022. Porém, apenas nos primeiros 4 meses, o estado já investiu 13,17% da receita em saúde e 24,22% em educação, totalizando R$ 3,829 bilhões.

Com informações de Brasil 61

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x