Petrobras ampliará capacidade de produção de diesel renovável

Petrobras ampliará capacidade de produção de diesel renovável

A Petrobras informou nesta terça-feira (27) que espera aumentar em 146% a capacidade de produção de diesel com conteúdo renovável (Diesel R), após ter obtido autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para operar mais unidade de produção de combustíveis da Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária, no Paraná. Segundo a empresa, a utilização da capacidade depende da disponibilidade de matéria-prima e das condições de mercado.
Dos atuais 5 milhões de litros por dia, a empresa terá potencial para processar 12,3 milhões de litros por dia ainda este ano. Segundo a estatal, esse volume total seria suficiente para abastecer cerca de 41 mil ônibus convencionais, gerando uma redução de emissão de cerca de 1.300 toneladas de gases de efeito estufa.

O diesel com conteúdo renovável é o primeiro produto lançado no âmbito do Programa de Biorrefino da Petrobras, que investirá, nos próximos cinco anos, cerca de US$ 600 milhões no desenvolvimento de uma nova geração de combustíveis sustentáveis.

O gerente geral da Repar, Felipe Leonardo Gomes, destacou os benefícios da implantação do projeto. “A expansão da capacidade de processamento de óleos vegetais da Repar agregará maior confiabilidade e flexibilidade à produção do Diesel R, atendendo às demandas dos clientes e da sociedade por produtos com menor impacto ambiental”, disse em nota.

Para o diretor de Processos e Produtos Industriais da Petrobras, William França, o aumento da capacidade de produção do Diesel R representa um marco importante para o programa de Biorrefino da Petrobras. “Estamos a preparar a empresa para o futuro. No caminho para a transição energética, o coprocessamento do diesel mineral com matéria-prima de origem renovável tem se mostrado um caminho industrialmente viável e contribuirá para um mercado ambientalmente mais sustentável”.

O Diesel R é um combustível da Petrobras produzido a partir do coprocessamento de diesel mineral com óleo vegetal, com proporção de até 10% de teor renovável. Além do benefício ambiental, o Diesel R pode ser misturado ao diesel convencional em diferentes proporções, sem a necessidade de adaptações nos motores dos veículos e sem exigir alterações ou mudanças na cadeia logística ou no seu armazenamento.

Foto de © Arquivo/Agência Brasil

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x