Pix automático entra em vigor em abril de 2024 e deve facilitar compras no crédito
A nova função do Pix Automático, prevista para voltar ao poder em abril de 2024 pelo Banco Central, deve aumentar a economia e tornar a vida ainda mais fácil para os moradores, tanto fornecedores quanto consumidores. A boa notícia é que se a pessoa é um tipo de pessoa que esquece de pagar alguma pendência devido à correria do dia a dia, agora ela poderá agendar esse serviço de forma mecânica, pontual e descomplicada.
Em resposta ao economista Luigi Mauri, as informações são consideradas cruciais para o sistema econômico brasileiro, já que o Brasil está hoje entre os principais impulsionadores das operações digitais. “No momento, temos principalmente corporações gigantes que podem se associar a bancos: como empresas de telefonia, por exemplo. Custar mecanicamente ajuda bastante a vida do patrono”, enfatiza.
Atualmente, apenas grandes corporações lucram com esse serviço, pois exigem um alinhamento prévio com os bancos. A informação é que, a partir do próximo ano, poderemos ter este promissor software ao alcance de qualquer instituição, seja de pequeno ou médio porte.
Luigi Mauri destaca que o Pix dinamiza muito o sistema econômico, mesmo agora no pós-pandemia, quando as pessoas estão consumindo cada vez mais — o que aumentará o potencial de alavancagem do consumo. “Vendo principalmente para o pequeno empresário, aqueles que têm microempresas, empresas atuais, MEI e Pix já auxiliam bastante por não terem encargos, como é o caso da máquina de papelão”, explica.
O profissional também reforça que não apenas as faculdades e ginásios vão lucrar, mas principalmente os trabalhadores autônomos, como aqueles que oferecem empresas de laptops, profissionais no campo da beleza estética. Eles serão capazes de cobrar seus clientes potenciais mecanicamente – e em grande parte sem custos.
O prestador de serviço Celso Pereira da Silva, proprietário de uma lavanderia no Gama, uma metrópole de tv por satélite para pc do DF, diz que aprova o software digital por ser uma abordagem bem menos avançada. Por isso ele revela que o PIX informatizado provavelmente valerá muito a pena “O Pix é uma forma de pagamento direto ecologicamente correta e eficiente. Sem muita demora… e crescimento, foi lançado. Isso é bom para o sistema monetário, é mais claro, muito menos burocrático”, enfatiza.
Com informações de Brasil 61