Primeiros concursos públicos serão lançados a 10 de abril

Primeiros concursos públicos serão lançados a 10 de abril
Primeiros concursos públicos serão lançados a 10 de abril

A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, anunciou que o governo lançará, até o dia 10 de abril, o primeiro bloco de licitações autorizadas para a administração federal.
Dweck destacou que há previsão no orçamento deste ano para a realização das licitações, que priorizarão os órgãos com maior déficit de pessoal.

“Várias áreas estão lutando. Foi um período de muito desmonte, praticamente sem concorrência”, disse, em entrevista aos veículos da Companhia de Comunicações do Brasil (EBC).

Até o final do ano, segundo o ministro, devem ser anunciados um total de três blocos de licitações para recomposição de pessoal. No momento, apenas uma seleção emergencial foi autorizada para a Agência Nacional de Mineração.

reajuste salarial

Sobre a concessão do reajuste salarial linear de 9% aos servidores federais, Esther Dweck explicou que é preciso que o Congresso Nacional aprove um reajuste de rubricas na Lei Orçamentária de 2023.

Na última sexta-feira (31), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou ao Parlamento um projeto de lei com a emenda. A expectativa do governo é que a aprovação da proposta ocorra ainda neste mês.

“Assim que for aprovado, o governo poderá encaminhar o reajuste dos servidores. O objetivo, temos conversado com as lideranças do Congresso, é que tenhamos uma rápida aprovação desse projeto, para que seja aprovado ainda em abril e o reajuste dos servidores possa ocorrer a partir de maio”, disse o ministro em nota entrevista com o programa A Voz do Brasil.

A negociação salarial, acertada com cerca de 100 sindicatos, também prevê um aumento de R$ 200 no auxílio alimentação para os servidores. Segundo o ministro, o valor adicional já será depositado no pagamento de maio.

Desde 2016, a maioria das categorias de servidores públicos federais não teve reajustes salariais. Em fevereiro, o ministério retomou a Mesa Permanente Nacional de Negociação com servidores federais, que servirá para discutir a recuperação salarial e a reestruturação de carreiras. A mesa foi instalada pela primeira vez em 2013.

Assista a entrevista completa:

Foto de © Valter Campanato/Agência Brasil
0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x