Produção agrícola recua após recordes em 2020 e 2021

Produção agrícola recua após recordes em 2020 e 2021
O PIB do agronegócio brasileiro registrou queda de 4,22% em 2022. A pesquisa foi realizada pelo Centro de Pesquisa Superior em Economia Utilizada (Cepea/USP) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Em 2020 e 2021, o PIB atingiu recordes sucessivos, considerados provavelmente os maiores da atual história do setor.

Para os pesquisadores do Cepea, a principal causa dessa queda em 2022 ocorreu tanto na agricultura quanto no agronegócio. Na agricultura, a ascensão se deu na fabricação de fertilizantes, combustíveis, sementes, máquinas e outros.

Considerando a eficiência do sistema financeiro e do agronegócio brasileiro, a participação do setor no total chegou a 24,8% em 2022, abaixo dos 26,6% registrados em 2021.

O agrônomo e economista da Embrapa Pedro Vieira explica um dos muitos elementos que contribuíram para essa situação no Brasil. “O Brasil vinha produzindo 3.500 quilos de soja por hectare, em comum. A safra 2021/2022 foi de 3.000 kg por hectare. Grande queda de produtividade em consequência da Covid-19, invasão da Rússia na Ucrânia e quebra de safra em função do clima, principalmente isso”.

Para o economista Hugo Garbe, entre os muitos fatores que influenciam a redução do PIB da agricultura, também é possível focar na guerra entre Rússia e Ucrânia e seus efeitos. “São grandes exportadores de defensivos agrícolas e por causa da guerra esse valor acabou crescendo neste planeta. O dólar é um dólar alto em comparação com a pré-pandemia, também tem um efeito ideal e ainda não normalizamos toda a cadeia de fornecimento. Então, normalmente, esse preço ainda assim pesa no bolso do agricultor”.

No entanto, enquanto a situação agropecuária registrou queda de 6,39%, a pecuária apresentou alta de 2,11%. Este aumento foi associado ao aumento do valor bruto de fabricação e ao desconto nos preços de entrada. A consequência otimista foi principalmente resultado da eficiência do gado dentro do portão e, em menor escala, dos agrosserviços.

Com informações de Brasil 61

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x