Programa Chapéu de Palha 2023: inscrições devem ser feitas até 2 de junho
Para ter direito a aprender com o Programa é imprescindível ser empregado canavieiro, bituqueiro rural, ruralista, cabo rural ou colhedor em termo de contrato e ser morador dos municípios pernambucanos contemplados pelo Programa Cana-de-Açúcar.
Além disso, os eventos devem ter no mínimo 18 anos e ter realizado o exercício canavieiro registrado por no mínimo 30 dias consecutivos no intervalo de 36 (trinta e seis) meses anteriores ao início do registro.
Para obter o auxílio, adicionalmente, é necessário não estar recebendo seguro-desemprego ou pensão do INSS. Podem se inscrever profissionais com idade entre 18 e 24 anos que estejam desempregados por causa da baixa temporada, desde que atendam às necessidades opostas do Programa, mesmo quando houver diferentes beneficiários na residência.
O economista Newton Ferreira ressalta que esse lucro é apenas para as temporadas em que os agricultores estão sem mão de obra.
“Esse lucro é utilizado em certas circunstâncias correspondentes a apólices de seguro público, isso acaba beneficiando essas pessoas que se encontram desempregadas ou desempregadas em períodos sazonais e isso é algo momentâneo, por isso essas apólices de seguro público são necessárias para absorver mão de obra, gerar emprego e renda para essas pessoas, principalmente de baixa renda”, destacou o economista.
Documentação necessária para inscrição:
- comprovante de PIS ou NIS
- RG
- CPF
- Prova de ataque
- bolsos de trabalho digitais
- Cadastro Nacional de Dados Sociais (CNIS)
- Carteira de trabalho digital emitida até 15 dias antes do registro.
Com informações de Brasil 61