Receita recebeu 41,1 milhões de declarações de imposto de renda

Receita recebeu 41,1 milhões de declarações de imposto de renda
Receita recebeu 41,1 milhões de declarações de imposto de renda

A Receita Federal contabilizava, ao final do prazo para entrega das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2023, nesta quarta-feira (31), 41.151.515 documentos apresentados.
Os contribuintes que não entregaram a declaração – mas eram obrigados a fazê-lo – estão sujeitos a multa de 1% ao mês, calculada sobre o valor do imposto de renda devido, com limite máximo de 20% do valor do imposto de renda. A multa mínima aplicada é de R$ 165,74.

O prazo do IRPF 2023, ano-calendário 2022, terminou à meia-noite de ontem, e o resultado superou a expectativa inicial de 39,5 milhões de declarações. Do total enviado, 24% foram no formato pré-preenchido; 57% no modelo simplificado; e 8%, retificado.

Segundo o Fisco, o processo decorreu “tranquilamente e dentro dos limites da normalidade”.

declarações atrasadas

Se a declaração estiver atrasada, a Receita aconselha a preencher o documento e enviá-lo através dos mesmos programas disponíveis (computador, versão on-line ou aplicativo Meu Imposto de Renda). Ao transmitir a declaração, a notificação de postagem e o DARF da taxa de atraso serão gerados juntamente com o comprovante de entrega.

O prazo para pagamento da multa é de 30 dias. Após esse período, incidirão juros de mora, de acordo com a taxa Selic – taxa básica de juros, atualmente em 13,75% ao ano.

pendências

A Receita sugere, aos contribuintes que entregaram a declaração, que verifiquem se há alguma pendência. A consulta sobre a situação das declarações entregues, dentro ou fora do prazo, pode ser feita por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para instalação em dispositivos móveis com sistema operacional Android ou Apple.

Além de exibir as pendências na declaração e orientar para a regularização, o aplicativo também permite gerar cópias da declaração e do comprovante de entrega.

Foto de © Joédson Alves/Agência Brasil
0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x