Saiba os motivos que levam ao reajuste no preço do leite e derivados no início do ano

Saiba os motivos que levam ao reajuste no preço do leite e derivados no início do ano
O valor do leite e derivados continua pesando no bolso das famílias. No primeiro dos 12 meses, o comprador pode encontrar um litro do produto por um preço entre R$ 5 e R$ 8, dependendo da região do país.

Se para o comprador a alta não deve ser uma boa notícia, para o produtor o horizonte também pode ser instável. A elevação do valor ofertado pelo pecuarista impacta no valor e no consumo de toda a sua cadeia derivada do produto.

A pesquisadora Ana Paula Negri, da equipe de leite do Centro de Pesquisas Superiores em Economia Aplicada (Cepea), esclarece que as novas tarifas comprometeram o fornecimento de derivativos na metade do mês de janeiro deste ano. Com base nela, mussarela e leite em pó (400 gramas) foram negociados esta semana em São Paulo com altas de 2,8% e 1,8%, respectivamente.

Ana Paula Negri também revelou que alguns funcionários do Esalq Analysis Coronary heart apontaram uma queda acentuada nos estoques de produtos, tanto no negócio quanto nos canais de distribuição, em comparação com os meses anteriores.

“Isso ocorre por causa da oferta restrita. Normalmente, os corretores de mercado analisam que a demanda ainda permanece no mesmo nível, porque houve uma pequena resposta no consumo, como resultado das festas de closing de ano, por exemplo”, explicou. “Não se pode afirmar, porém, que haja um aumento constante da demanda”, concluiu.

Impactos

O aumento no valor do leite e produtos lácteos resulta de várias causas. Segundo o zootecnista Maximiliano Cardoso, coordenador de ruminantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-DF), os pecuaristas de leite ainda estão cautelosos. “O mercado mundial é quem rege os custos das commodities, como milho, soja e outras, que marcam o valor da ração e o preço do leite produzido”, definiu.

O zootecnista conhece as principais causas que levam toda a cadeia produtiva do leite a ser impactada pela valorização do produto. Alguns elementos melhoraram, como a chegada da estação chuvosa e o aumento das importações de leite. No entanto, apesar do aumento na oferta de leite cru (oferecido pelos pecuaristas leiteiros), foi registrado um aumento no valor e as explicações para esse reajuste são diversas.

Principais causas

“Alguns produtos lácteos têm mais valor agregado, onde o consumo é mais de um segmento de mercado diferente, comparável a alguns tipos de queijo e iogurte”, explicou Maxiliano. Ele observou, no entanto, que finalmente toda a sua cadeia de laticínios foi afetada.

“O produtor continua sentindo o reflexo do aumento dos insumos, tanto na parte de fertilizantes quanto na parte de rações, de concentrados à base principalmente de milho e soja e núcleo mineral vitamínico”. O zootecnista lembrou que hoje em dia é o mercado mundial que dita o valor do produto: “A impressão continua sendo boa para o produtor, tornando-o mais cauteloso em (fazer) novos investimentos e no aumento do rebanho”, afirmou. .

Com informações de Brasil 61

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x