Setor de serviços cresce 3% e influencia crescimento de 1,5% no PIB paulista

Entre janeiro e abril de 2023, o setor empresarial teve alta de 3% — o que ocupou posição elementar na evolução de 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) paulista. Junto com o setor de serviços, a agropecuária registrou alta de 0,9%. A informação foi lançada pelo Sistema Estadual de Avaliação do Conhecimento (Saede).

A expansão do setor de serviços registrada em abril deste ano é 2,8% maior do que na comparação com igual intervalo dos 12 meses anteriores, o que provocou um crescimento total de 1,3% no PIB. O economista Renan Gomes avalia que a alta do PIB é consequência da recomposição do sistema financeiro que ocorre desde 2022.

“O mercado de trabalho tem estado extraaquecido, com empregos extras sendo gerados, ganhos extras movimentando o sistema financeiro. A energia aquisitiva dos salários elevou-se nos meses atuais, porque a taxa de desemprego vem caindo. Então tudo isso tem impulsionado o progresso financeiro do estado”, explica.

O economista revela que para os meses que se aproximam há um desenvolvimento de progresso, mesmo que um pouco mais lento. “Observamos agora uma desaceleração do sistema financeiro que já era prevista, mas as últimas revisões provaram que não será uma desaceleração tão extrema. Então a expectativa é que o PIB do estado continue crescendo, ainda que a um ritmo menor do que cresceu nos últimos 12 meses”, acrescenta.

Nos últimos 12 meses, na comparação com os 12 meses imediatamente anteriores, houve um crescimento excepcional do PIB de 2,9%. Destaque para os setores empresas, comércio e agropecuária, com avanços de 3,6%, 1,4% e 0,2%, respectivamente.

Veja mais:

Municípios recebem mais de R$ 3,5 bilhões do FPM nesta sexta-feira (30)

SÃO PAULO: Paulo Gustavo Law makes 728.7 million available to the state and municipalities of São Paulo

Com informações de Brasil 61

0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x