Somente para Traders que não sabem o que é um Derivativo
O próprio nome já diz: aquilo que deriva de algo que o antecede. Derivativos são contratos que têm a maior parte do seu valor derivado de um ativo implícito, taxa de referência ou índice. O ativo que vem antes ou está encoberto pode ser físico, por exemplo, o ouro, ou financeiro, como ações.
Nos contratos de derivativo ficam estabelecidos pagamentos futuros referenciados pelo valor de uma variável de importância econômica. Em geral, são negociados de forma padronizada e previamente especificada, onde são definidas a quantidade, prazo de liquidação e forma de cotação que dizem respeito às negociações.
A chave para entender o surgimento dos derivativos está na necessidade do agente financeiro em obter proteção a riscos. Portanto, a característica mais importante de um derivativo está na oportunidade do trader em realizar operações que viabilizem a transferência de risco: 1 – das flutuações de preços de ativos e; 2 – dos impactos das variáveis macroeconômicas.
Quando foi dito lá no início deste post que os contratos de derivativo têm a maior parte do seu valor derivado de um ativo implícito, é porque uma outra parte do seu valor está atrelada a tudo aquilo que pode influenciar as flutuações de seus preços e também os efeitos decorrentes das variáveis macroeconômicas que interagem com o ativo subjacente ao derivativo.
Logo no início dos mercados financeiros os derivativos foram criados para proteger os produtores e comerciantes de mercadorias contra os riscos causados pelas flutuações de preços. Quando há escassez ou superprodução do produto negociado o preço dessa mercadoria, por exemplo, o café, sofre flutuações indesejáveis. O uso de contratos derivativo tem a função de proteger, neste caso, as sacas de café armazenadas até elas serem levadas ao consumo final.
Assim como o Café Arábica Futuro é um derivativo que tem como o ativo-objeto o café cru, em grão, de produção brasileira, coffea arábica, tipo 4-25 (4/5) ou melhor, bebida dura ou melhor; e, cada contrato de Café Arábica Futuro equivale à negociação de 100 sacas de 60 quilogramas desta commodity, Minicontratos de Ibovespa Futuro são derivativos da pontuação do Índice Bovespa e Minicontratos de Dólar Futuro são derivativos da cotação da moeda norte-americana.
Por que futuro?
Porque é numa data futura que se estabelece a compra e venda de um ativo a um dado preço. O comprador ou vendedor se compromete a comprar ou vender certa quantidade de um ativo por um preço estipulado, numa data futura. Lembra do Café Arábica Futuro? O seu código de negociação é formado pelo radical ICF, acrescido da letra referente ao mês de vencimento do contrato (H, K, N, U e Z) e de dois números referentes ao ano de vencimento do mesmo.
Lembra também das flutuações dos preços que afetam os derivativos? No mercado futuro os compromissos são ajustados diariamente às expectativas do mercado referentes ao seu preço. Por isso, antes mesmo das operações de minicontratos de dólar ou índice são realizados os “Morning Call” diários, para que os traders possam especular sobre indicadores, fatos e notícias que podem influenciar as flutuações de preços e também analisar os efeitos das variáveis macroeconômicas que se relacionam com o ativo implícito no derivativo.