Teto do crédito consignado do INSS sobe para 1,97% ao mês

Teto do crédito consignado do INSS sobe para 1,97% ao mês

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão contratar crédito consignado com juros de até 1,97% ao mês. Para a modalidade via cartão de crédito, a taxa máxima corresponderá a 2,89% ao mês.
Os valores foram definidos pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), em reunião na tarde desta terça-feira (28) e estão maior que os limites aprovado no início do mês, de 1,7% ao mês para o crédito consignado e de 2,62% ao mês para a modalidade via cartão de crédito.

Os valores foram decididos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que arbitrou o impasse entre os ministérios da Previdência e da Fazenda. A primeira pasta defendia um teto de 1,87% ao mês, equivalente ao cobrado pela Caixa Econômica Federal antes da suspensão do crédito consignado para aposentados e pensionistas. O Tesouro defendeu o limite de 1,99% ao mês, o que permite ao Banco do Brasil, que cobrava uma taxa de 1,95% ao mês, voltar a emprestar.

Decidida no início do mês para beneficiar aposentados e pensionistas com taxas menores, a redução do teto do desconto em folha do INSS gerou polêmica. os bancos suspendeu a oferta, alegando que a medida causava desequilíbrios nas instituições financeiras. Sob protesto das centrais sindicais, Banco do Brasil e Caixa também deixaram de conceder empréstimos porque o teto de 1,7% ao mês era menor do que o cobrado pelas instituições.

Com o novo limite de 1,97% ao mês, 18 das 39 instituições financeiras que operavam o crédito consignado para o INSS poderão retomar o crédito. Segundo o CNPS, os novos tetos serão reavaliados em até 30 dias a pedido do presidente Lula.

divergências

A aprovação dos novos tetos não foi unânime. Após discussões em plenário, os valores finais foram modulados com base em um aumento de 0,27 ponto percentual para ambas as taxas. Membros do governo, aposentados e trabalhadores aprovaram o novo limite. Os representantes dos bancos se abstiveram e o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi), que defendia o teto de 1,9% ao mês, votou contra.

Em nota, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que a decisão do CNPS no início do mês estimulou o debate em torno dos juros cobrados nas operações financeiras no Brasil. “Levantamos a discussão sobre algo que estava obscuro e lançamos luz sobre isso. Com base nesse princípio, tivemos várias reuniões com equipes de governo para definir a taxa”, comentou o ministro, que reforçou a importância dos bancos públicos na promoção do progresso social.

Confira os bancos que podem voltar a conceder crédito consignado ao INSS com o novo teto.

Posição Instituição Juros (% pm)
1 CCB BRASIL SA – CFI 1,35%
2 BANCO SICOOB SA 1,64%
3 BRB – CFI S/A 1,67%
4 BCO CETELEM SA 1,68%
5 VIA CERTA FINANCIADORA SA – CFI 1,72%
6 BCO COOPERATIVO SICREDI SA 1,75%
7 BANCO INBURSA 1,79%
8 BANCO INTER 1,79%
9 FINANC ALFA SA CFI 1,81%
10 BCO INDUSTRIAL DO BRASIL SA 1,85%
11 BANCO BARI SA 1,85%
12 BCO CREFISA SA 1,87%
13 CAIXA ECONOMICA FEDERAL 1,87%
14 BCO BRADESCO FINANC. SA 1,89%
15 PRONTO – CFI SA 1,90%
16 BCO DA AMAZÔNIA SA 1,90%
18 BCO BANESTES SA 1,97%

Fonte: Banco Central

Foto de © Marcelo Camargo/Agência Brasil
0 0 votos
Avaliação
Acompanhar
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais novo
Mais velho Mais votado
Feedbacks em linha
Ver todos os comentários
0
Gostou do post? Faça um comentário!x